Corpo docente

Helena Franco Martins

Professora Associada do Departamento de Letras

Helena Franco Martins possui mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e doutorado em Letras (Linguística) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora do CNPq, com bolsa de produtividade, nível 2. Sua pesquisa frequenta a interface entre a filosofia e os estudos da linguagem e da literatura, com interesse especial pelos pensamentos de orientação perspectivista, tomados como ocasiões favoráveis para repensar temas clássicos como a tradução; a metáfora; a tensão entre dizer, mostrar e fazer; o devir das línguas/formas de vida; as potências da literatura e da arte; os limites da linguagem.

Linhas de PEsquisa

 

Projetos de Pesquisa

 

Publicações Recentes

  • MARTINS, Helena. This dust of words. In. Schuback. M. e Pereira, L.C. (orgs). Time and form: Collected Essays on philosophy, art, and politics. Södertörn University/PUC-Rio, 2013 (prelo). 
  • MARTINS, Helena. Dizer-mostrar o estranho. Alea: Estudos Neolatinos, Rio de Janeiro, vol. 14/1, p. 93-105, jan-jun 2012. 
  • MARTINS, Helena. Tradução e perspectivismo. Revista Letras, Curitiba, vol 85, p. 135-149, 2012.
  • MARTINS, Helena. A escrita poética de Wittgenstein, sua tradução. Revista Brasileira de Literatura Comparada, v. 19, p. 109-125, 2011.
  • MARTINS, Helena; EL-JAICK, Ana Paual G. Tem certeza?. In: Lia Levy; Luiz Carlos Pereira; Marco Zingano. (Orgs.). Metafísica, lógica e outras coisas mais. Rio de Janeiro: NAU, 2011, v. 1, p. 99-114.

 

Orientações em Andamento // Dissertações de Mestrado

  • Ana Tereza Muylaert Salek. Poéticas da ruína. Início: 2011. (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade)
  • Vinícius Gomes. Ficção brasileira traduzida para o inglês: questões perspectivas. Início: 2013. (Mestrado em Estudos da Linguagem)
  • Beatriz Castanheira. Perspectiva e devir em escritas contemporâneas do quase. Início: 2013. (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade)
  • Fábio Alves Ferreira. Escritura, performance e abstração: um olhar sobre a relação entre literatura e as artes visuais em Samuel Beckett. Início: 2013 (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade)

 

Orientações em Andamento // Teses de Doutorado

  • Cristiano Mahaut de Barros Barreto. Metáfora e tradução no Daodejing. Início: 2011. (Doutorado em Estudos da Linguagem)
  • Luiz Carlos Coelho de Oliveira. Perspectivismo, ficção, crítica. Início: 2012. (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade)
  • Arinalva Paula dos Santos. Tradução e heteronomia (Doutorado em Estudos da Linguagem). Início 2012.
  • Bruno Antonio Bimbi. A linguagem como forma de vida em Wittgenstein e no (novo) Chomsky. Início: 2012. (Doutorado em Estudos da Linguagem)
  • Celia Camara de Araujo. Infância e perspectiva nos escritos maduros de Wittgenstein. Início: 2012. (Doutorado em Estudos da Linguagem)
  • Rafael Meire. Ficções para alem do bem e do mal. Início 2013. (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade)

 

Campos de Interesse

A linguagem como forma de vida e os atos de literatura; deflações do humano na arte, na filosofia e na antropologia contemporâneas; literatura e devires: exercícios artístico-perspectivistas capazes de afrontar e deslocar partições tradicionais entre o humano e o animal; o animado e o inanimado (a vida dos objetos); o natural e o sobre/contra-natural.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.