Corpo docente

Marília Rothier Cardoso

Professora Associada do Departamento de Letras

Marília Rothier Cardoso é professora assistente do Departamento de Letras da PUC-Rio. É doutora em Letras pela PUC-Rio (1990) e atua tanto nos cursos de Graduação quanto no Programa de Pós-Gradução em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio. No momento, coordena, pelo Programa a que está ligada, o Convênio com o Doutorado em Humanidades da Universidade Nacional de Rosário, na Argentina, através da Coordenação Geral de Cooperação Internacional, CAPES/SPU (Projeto nº 057/11), e responde, no Departamento de Letras, pela coordenação do Curso de Especialização (pós-graduação lato-sensu) “Literatura, Arte e pensamento Contemporâneo”.

Linhas de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa

 

Cursos

  • LET1856 – Literatura e Modernidade
  • LET2533 – Estudos da Narrativa

 

Publicações Recentes

  • Para ler escritas do terceiro mundo. Afuera. Estudios de Crítica Cultural (En línea), v. 11, p. 189, 2012. 
  • Uma edição inventiva para cartas de poetas. Alceu (PUC-Rio), v. 12, p. 164-172, 2011.
  • Intempestividade e perspectivismo: exercícios de releitura de Oswald e Murilo Mendes. Contexto (UFES, impresso), v. 20, p. 311-331, 2011.
  • Oralidade estratégica nas redes virtuais. Ipotesi (UFJF. Impresso), v. 15, p. 21-34, 2011.
  • Glauber, "fabulista fabuloso". Alea: Estudos Neolatinos (Impresso), v. 12, p. 58-67, 2010.
  • Memória em dispêndio. Verbo de Minas: Letras (Impresso), v. 9, p. 99-113, 2010. 
  • A força investigativa da ficção. In: OLINTO, Heidrun Krieger; SCHOLLHAMMER, Karl Erik. (Org.). Literatura e criatividade. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2012, p. 95-101.
  • Murilo Mendes -- colecionador de tempos e perspectivas. In: SOUZA, Eneida Maria de; TOLENTINO, Eliana Conceição; MARTINS, Anderson Bastos. (Org.). O futuro do presente; arquivo, gênero e discurso. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2012, p. 91-102.

 

Orientações em Andamento // Dissertações de Mestrado

  • Barbara de Brito Antunes Lito de Almeida. Miragens do Oriente: os árabes míticos no imaginário narrativo-performático brasileiro. Início: 2008. Tese. (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Domingos de Leers Guimaraens. Amanhã, tudo isso será tinta: Relações de sangue e escrita entre Guimaraens e Guimarães. Início: 2009. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Cecília Gusmão Wellisch. Rumor de arquivo: romance e contágio – composição em Rosário Fusco. 2009. Tese (Doutorado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coorientação de Pina Arnoldi Coco.

 

Orientações em Andamento // Teses de Doutorado 

  • Nilton Pereira Silva. A escrita performática em O casamento de Nelson Rodrigues. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Rafael de Paula Taveira Rodriguez Meire. Contos em translação: estilo/escrita em Machado de Assis e em seus recriadores. Início 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Sueli Rios e Silva. Experimento de autoficção. Início 2011. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Flávia Iriarte Tortima. Qualquer coisa de intermédio: o erudito e o popular na canção de Adriana Calcanhoto. Início 2011. Dissertação. (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Coorientação de Frederico Coelho.
  • Alice Carvalho Cumplido de Sant’Anna. A sugestão de visualidade na construção de um falso presente. Início 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Aline Miranda Seco Ferreira. O novo intelectual cubano ganha voz no ciberespaço – Yoani Sánchez e o blog Generación Y. Início 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Adriano Ferreira Ennes . Sujeito e distopia: Beckett e Bernardo Carvalho. Início 2012. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Campos de Interesse

Temas ligados à teoria da literatura e da arte (perspectivismo, multitemporalidade, o sensível como espaço artístico-crítico) através da leitura de amostras da produção brasileira moderna e atual.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.