Corpo docente

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega

Professora Adjunta e Coordenadora Adjunta do PPGEL

Doutora e Mestre em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Estudos da Linguagem. Professora Adjunta do Departamento de Letras da PUC-Rio, atua na linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Dedica-se a pesquisas em Linguística Aplicada em/ sobre contextos educacionais, com o foco teórico e analítico da Linguística Sistêmico-Funcional e suas interfaces com os seguintes temas: emoções no ensino/ aprendizagem de línguas, narrativa e identidade, gêneros discursivos e multimodalidade, formação de professores e análise crítica do discurso.

Linhas de Pesquisa

Discurso, vida social e práticas profissionais

Projetos de Pesquisa

Práticas discursivas e avaliação na construção de sentidos em contextos pedagógicos e profissionais

Descrição: O projeto tem por objetivo investigar a contribuição de recursos linguísticos avaliativos para construção de sentidos em contextos pedagógicos e profissionais, com foco na análise de textos verbais/não verbais e seus contextos de uso. A pesquisa adota a visão de prática discursiva como um espaço interacional para a criação e negociação de múltiplos significados, e busca dar ênfase às relações entre os falantes/escritores e desses com as comunidades em que participam, realçando o caráter social, multifuncional, multimodal e mediador da linguagem. A arquitetura teórica que orienta as análises geradas no âmbito do projeto toma por base a perspectiva sociossemiótica de linguagem proposta pela linguística sistêmico-funcional, especialmente o sistema de avaliatividade, e suas interfaces com outros campos do saber, tais como: análise de discurso crítica; estudos de gêneros discursivos e de multimodalidade; estudos da narrativa e de identidade e estudos sócio-históricos e culturais voltados ao ensino-aprendizagem de línguas.

Integrantes: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Coordenadora / Adriana Rodrigues de Abreu - Integrante /  Monica da Costa Monteiro de Souza Integrante /  Suzana de Carvalho Barroso-  Integrante /  Carla Cristina de Souza Integrante /  Gabriela Coelho Oliveira Integrante /  Odete Firmino Integrante /  Thais Regina Borges-  Integrante / Julia Rodrigues Chagas Cabral Integrante / Amanda Fiorani Barreto Integrante / Renan Silva da Piedade Integrante.

Grupos de Pesquisa

Grupo de Pesquisa Análise Sistêmico-Funcional e Avaliatividade no Discurso/ CNPq

Descrição: Grupo de pesquisa CNPq, certificado pela PUC-Rio. O grupo de pesquisa tem como objetivo a análise do discurso em contextos pedagógicos, profissionais e cotidianos, de acordo com a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. As atividades do grupo visam o estudo do discurso em sua modalidade oral e escrita e propõem a articulação teórica e analítica da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade com outras áreas de pesquisa, tais como: estudos da narrativa e de identidade; análise crítica do discurso; gêneros discursivos e multimodalidade; e socioconstrução do conhecimento em ambientes pedagógicos e profissionais. O grupo vincula-se à linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais, do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/ PUC-Rio)..

Integrantes: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Coordenadora / Magda Bahia Schlee - Integrante /  Adriana Rodrigues de Abreu - Integrante / Monica da Costa Monteiro de Souza - Integrante / Suzana de Carvalho Barroso - Integrante / Roberta de Freitas Souza Machado - Integrante / Heloísa Quirino Oliveira - Integrante / Carla Cristina de Souza - Integrante / Gabriela Coelho Oliveira - Integrante / Odete Firmino - Integrante / Thais Regina Santos Borges - Integrante.

Grupo de Pesquisa Análise Literária e Sistêmico Funcional/ CNPq

Descrição: O grupo de pesquisa tem como objetivo a análise de textos literários sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, com foco em diferentes gêneros da literatura clássica e contemporânea, em língua portuguesa e língua inglesa. Baseadas em um olhar teórico-reflexivo, as pesquisas buscam contribuir para o entendimento crítico dos textos literários analisados e para uma pedagogia de ensino que proporcione o letramento literário crítico. 

Integrantes: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega - Coordenadora / Odete Firmino - Integrante / Amanda Fiorani Barreto - Integrante / Renan Silva da Piedade - Integrante.

Cursos Graduação

Língua Inglesa: Aspectos Sociossemióticos
Língua Inglesa: Oficina de Produção Oral
Língua Inglesa: Discurso Escrito
Língua Inglesa: Estágio Supervisionado de Ensino III
Oficina de Tecnologia - Língua Materna e Língua Inglesa
Oficina de Interação e Ensino - Língua Materna e Língua Inglesa

Cursos Pós-Graduação

Linguística Sistêmico-Funcional

Gêneros Discursivos e Multimodalidade

Introdução à Linguística Aplicada

Tópicos avançados em perspectivas teórico-metodológicas e analíticas do discurso

Tópicos em linguagem e ensino: questões crítico-reflexivas nas relações interpessoais em contextos pedagógicos

 

Publicações Recentes

ABREU, A. R.; NÓBREGA, A. N. Olhares teóricos para a construção de identidades de professores e de alunos por um viés sistêmico-funcional. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line). , v.01, p.1 - 8, 2017

DART, H.; NÓBREGA, A. N. Fostering Critical Literacy Through the Analysis of World War I Poetry. Humanasing Language Teaching. , v.4, p.10 - 25, 2017.

ABREU, A. R.; NÓBREGA, A. N. Olhares teóricos para a construção de identidades de professores e de alunos por um viés sistêmico-funcional. Pesquisas em Discurso Pedagógico (on-line). , v.01, p.1 -8, 2017. (http://https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/30084/30084.PDFXXvmi=)

NÓBREGA, A. N.; BARROSO, S. C.; SOUZA, M. C. M. Relatos de experiências pessoais e socioconstrução de conhecimentos em sala de aula de língua estrangeira. Alfa: Revista de Linguística (UNESP. Online). , v.01, p.385 - 401, 2016. (http://seer.fclar.unesp.br/alfa/article/view/7764)

MAGALHAES, C. E. A.; NÓBREGA, A. N. A construção identitária do professor coordenador de inglês: negociação e apresentação social na interação. Calidoscopio (Online). , v.14, p.79 - 91, 2016. (http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2016.141.07/5200)

NÓBREGA, A. N.; ABREU, A. R. . Análise crítica da construção de identidades na prática escrita escolar. Calidoscopio (Online), v. 13, p. 251-263, 2015. (http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2015.132.11)

NÓBREGA, A. N.; ABREU, A. R. Vozes argumentativas e posicionamento autoral na produção escrita escolar. Gragoatá (UFF), v. 20, p. 247-267, 2015. (http://www.gragoata.uff.br/index.php/gragoata/article/view/373)

MAGALHAES, C. E. A.; NÓBREGA, A. N. . (Re)configurações identitárias do professor coordenador de inglês sob a luz da avaliatividade. Revista Letras (UFSM) online, v. 25, p. 333-358, 2015. (http://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/letras/article/view/20215)

ABREU, A. R.; NÓBREGA, A. N. . Avaliação e argumentação: uma análise da produção textual no ensino médio. Linguagem em (Dis)curso (Online), v. 15, p. 285-302, 2015. (http://www.scielo.br/pdf/ld/v15n2/1518-7632-ld-15-02-00285.pdf)

NOGUEIRA, M. O.; NÓBREGA, A. N. . Análise sistêmico-funcional de acórdão em ação de acidente de trabalho sob o prisma do sistema de avaliatividade. Intersecções (Jundiaí), v. 15, p. 80-102, 2015. (http://www.portal.anchieta.br/revistas-e-livros/interseccoes/pdf/interseccoes-ano-8-numero-1.pdf)

Orientações em Andamento / Dissertações de Mestrado

Teresa Cristina Gomes de Carvalho. O que as imagens dizem para nós e sobre nós: procurando entender como meus alunos e eu interagimos com imagens no contexto de ensino de inglês como língua estrangeira. (título provisório). Início:  2018.

Renan Silva da Piedade. Construção identitária no contexto de formação docente: conversas reflexivas com uma futura professora de línguas (título provisório). Início: 2017. (Co-orientação).

Julia Chagas Rodrigues. A construção de identidades na Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da narrativa como prática social e do Sistema de Avaliatividade (título provisório). Início: 2016. 

Orientações em Andamento / Teses de Doutorado

Diego Candido Abreu. A inter-relação entre o afeto e o ensino/aprendizagem de inglês nas bases nacionais curriculares comuns: uma perspectiva discursiva. (título provisório). Início: 2018.

Thais Santos Borges. Identidades, Emoções e Sentir Crítico: o afeto como força motriz de transformação social do ponto de vista feminista interseccional e pedagógico. (título provisório). Início: 2018.

Odete Firmino Salgado. Reconstruindo vidas na leitura literária: uma análise da interação leitor-texto-leitor (título provisório). Início: 2016.

Carla Cristina de Souza. Crenças sobre a formação docente: avaliações do estágio sob a perspectiva da linguística sistêmico-funcional (título provisório). Início: 2015.

Adriana Rodrigues de Abreu. Flutuações identitárias e movimentos avaliativos em narrativas de professores da Educação Básica: o engajamento e a solidariedade na coconstrução de identidades profissionais coletivas (título provisório). Início: 2014.

Orientações Concluídas / Dissertações de Mestrado

Rodrigo Costa dos Santos. "Pare de levar a internet a sério": A construção discursiva da polarização em um canal do YouTube à luz do Sistema de Avaliatividade. 2018.

Diego Candido Abreu. O inglês à flor da pele: investigando a construção discursiva das experiências afetivas em trajetórias de aprendizagem de Língua Inglesa. 2018.

Thais Regina dos Santos Borges. Por um sentir crítico: um olhar feminista interseccional sobre a socioconstrução de identidades sociais de gênero, raça/etnia e classe de professoras de línguas. 2017.

Gabriela Coelho Oliveira. A entrevista como encontro social: momentos de desconforto na interação entre dois professores de Língua Inglesa. 2017.

Roberta de Freitas Souza Machado. "Você é a estrela do show": um estudo sobre os processos identitários e crenças de uma professora de inglês para crianças. 2016.

Heloisa Quirino de Oliveira. Alunos em situação de retenção: um estudo sobre avaliação e identidade em pequenas histórias. 2015.

Camila Gomes Pinto Sobrinho. A construção das identidades do professor em greve: uma análise crítica e sistêmico-funcional do discurso avaliativo de reportagens jornalísticas. 2015.

Ana Paula Guida Tavares. A construção do posicionamento do autor na produção textual de alunos do Ensino Médio: uma análise dos recursos da avaliatividade como estratégias argumentativas. 2014.

Naomi Elizabeth Orton. "A questão vai além do que está no passaporte da pessoa": desconstruindo a polarização entre os chamados 'professor falante nativo' e 'professor falante não nativo'. 2014.

Adriana Rodrigues de Abreu. Vozes de julgamento como pontos de argumentação na produção textual de alunos no Ensino Médio. 2013.

Célia Elisa Alves de Magalhães. "Então me bateu um frio na barriga". Em cena, o professor coordenador de inglês: Um estudo sobre identidade e avaliação. 2013.

Orientações Concluídas/ Teses de Doutorado

Monica Da Costa M de Souza. Avaliações e crenças em uma sala de aula de inglês para fins específicos sob o prisma sociocultural e sociossemiótico. 2016.

Suzana de Carvalho Barroso. A construção discursiva de posicionamentos sobre avaliação educacional: um estudo sistêmico-funcional com professores da educação básica. 2015.

Interesses de Pesquisa 

Articulação teórica e analítica da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade com o estudo de gêneros discursivos, análise de discurso crítica e multimodalidade; análise da narrativa e do discurso em língua materna e estrangeira; socioconstrução do conhecimento e construção de identidade em ambientes pedagógicos/ educacionais e profissionais; emoções no ensino de línguas e formação de professores; pesquisa qualitativa e análise de base sistêmico-funcional.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.