Corpo docente

Erica dos Santos Rodrigues

Professora Adjunto I e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL)

Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela UFRJ (1991), completando sua Licenciatura Plena em Letras (Port.-Literaturas), pela mesma instituição , em 1993. Concluiu mestrado em Letras, pela PUC-Rio, em 1996, com dissertação voltada à análise da produção escrita sob uma abordagem psicolinguística. Defendeu, em março de 2006, tese de doutorado em Letras, também pela PUC-Rio, na a respeito do processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentença. É professora da PUC-Rio desde 1992 e ministra disciplinas da área de Lingüística, na graduação do Departamento de Letras. Desde 2006 atua em nível de pós-graduação, estando vinculada ao Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, ligada à linha de pesquisa "Língua e Cognição: Representação , Processamento e Aquisição da Linguagem". Desenvolve projetos vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL). Tem interesse pelas áreas de Psicolingüística, Lingüística Teórica e Sintaxe do Português. Atuou como coordenadora do GT de Psicolinguística da ANPOLL (2014-2016) e é a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL), PUC-Rio. Sua pesquisa atual organiza-se em dois eixos: um eixo, em que busca articular psicolinguística e teoria gerativista, na investigação de fenômenos na interface sintaxe-semântica, e um eixo aplicado, em interface com a Educação, voltado para a investigação da produção e compreensão de textos escritos, em diferentes ambientes e contextos de produção.

Projetos de pesquisa em andamento

 

2015 - Atual

Aspectos cognitivos e metacognitivos da leitura e da escrita sob o olhar da Psicolinguística

Descrição: O presente projeto focaliza a investigação de aspectos cognitivos e metacognitivos envolvidos na compreensão e produção de textos escritos em ambiente acadêmico, pertencentes a diferentes gêneros textuais. Busca-se especificar as principais demandas linguístico-discursivas associadas ao processamento desses textos, considerando os diferentes modos semióticos por meio dos quais os mesmos se estruturam. A pesquisa dá continuidade ao projeto ?A leitura e a escrita numa abordagem Psicolinguística? e faz uso de ferramentas de investigação como rastreador ocular e keyloggers (combinados a programas de gravação de tela), os quais permitem o registro on-line, respectivamente, do movimento do olhar durante a leitura e das ações no teclado durante a escritura. A relevância desse tipo de dado para o desenvolvimento de estratégias de ensino/aprendizagem é explorada numa interface Psicolinguística e Educação..

 

2014 - Atual

Processamento sintático e questões de interpretação na interface sintaxe-semântica

Descrição: O projeto dá continuidade às pesquisas conduzidas no âmbito do projeto "Ccomplexidade computacional em uma visão integrada processador/gramática",  focalizando, particularmente, estruturas implicadas em relações de quantificação e número(sidade) (estruturas distributivas, coletivos, quantificadores, nomes nus, etc) e fatores sintático-semânticos que determinam o parsing e interpretação de tais estruturas na compreensão e sua formulação (e monitoramento) durante a produção de enunciados linguísticos. A computação da concordância e processos de retomada anafórica envolvendo tais estruturas são tomados como informativos acerca dos fatores implicados no seu processamento. Explora-se, ainda, possível assimetria entre compreensão e produção no que tange, respectivamente, à aceitabilidade/gramaticalidade e à produção de sentenças que codificam as relações de numerosidade investigadas.

 

Dissertações e teses - orientações concluídas:

Jessica Silva Barcellos. “Esse é mais difícil por causa das palavras”: uma investigação psicolinguística acerca do papel da linguagem na resolução de problemas matemáticos de divisão. 2017. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (coorientação: profa. Cilene Rodrigues - Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio)

Larissa Rangel Ferrari. O processamento sintático em idosos: compreensão de sentenças ambíguas e correlação com funções executivas. 2017. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (coorientação: prof. Daniel Mograbi - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica – PUC-Rio)

Débora Ribeiro de Almeida. Processamento da concordância de gênero e número em estruturas predicativas. 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

João Artur da Silva Souza. Expertise em tradução para legendagem: processamento linguístico e segmentação textual . 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso. Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos: Uma avaliação psicolinguística. 2015. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Paula Santos Diniz. Tradução de DPs com múltipla pré-modificação: análise em termos de custo de processamento envolvido no processo tradutório. 2014. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Luiz Eduardo Cardoso Caldas. Relações conjuntivas causais em perspectiva psicolinguística : processamento linguístico, leitura e ensino. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. 

Jusinete dos Santos. Avaliação de habilidades de leitura no ensino superior a partir da análise de provas de nivelamento. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Patrícia Conceição Ribeiro Arteiro da Silva. Análise das demandas de processamento associadas a textos e enunciados de provas de língua portuguesa do SAERJinho. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. 

Vinícius Guimarães Rodrigues. A interação entre informações linguística e visual na compreensão da linguagem. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Igor de Oliveira Costa. Verbos meteorológicos no plural em orações relativas do Português Brasileiro: sintaxe e processamento. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (Coorientação: Profa. Marina Rosa Ana Augusto – UERJ)

Miguel Pais Moreira Lopes. O processo de elaboração de resumos acadêmicos: uma análise com base em modelos processuais da escritura e gêneros textuais. 2011. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Paula Santos Diniz. A categorização semântica dos compostos nominais técnicos em língua inglesa e os resultados tradutórios em português. 2010. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (Coorientadora)

Sandra Regina Coracini. O resumo como parâmetro de avaliação da compreensão leitora. 2009. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Nely Silva da Motta Mesquita. Legibilidade textual nos cadernos didáticos do EJA - questões de processamento da leitura. 2009. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Publicações 2014-2017

MARCILESE, M..; RODRIGUES, E. dos S.; AUGUSTO, M. R. A.; HENRIQUE, K. da S. Efeitos de distância linear e marcação no processamento da concordância verbal variável no PB. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.3, p.1291-1325, 2017. Disponível em http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11296/pdf

RODRIGUES, E. dos S. Como os falantes interpretam o quantificador todo no PB? Novas evidências experimentais a partir de uma tarefa de produção de figuras. VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2016, Natal. Textos Selecionados ABRALIN 2013. Disponível em http://abralin.org/site/Estudos-Linguisticos.pdf

MARCILESE, M. ; RODRIGUES, E. dos S. . Notes on Speakers? Intuitions and Judgments in Linguistic Theory and Psycholinguistics: The Case of Q-Expressions in BrP. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 13, p. 93-119, 2015. Disponível em http://www.revel.inf.br/pt/edicoes/?id=40;

RODRIGUES, E. dos S.; ALMEIDA, D. R. . Concordância de gênero e número em estruturas predicativas no português brasileiro: um estudo experimental de produção induzida de lapsos. Linguística (Rio de Janeiro), v. 11, p. 135-152, 2015. Disponível em http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica/wp-content/uploads/2015/08/revista-linguistica-v11-n1-artigo7.pdf

RODRIGUES, E. dos S.. Produção da linguagem. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. 1ed.São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 85-98.

MARCILESE, M. ; RODRIGUES, E. dos S. . The Interpretation of Brazilian Portuguese Quantifier 'todo' in Distributive and Collective Contexts: An Experimental Study. In: Vicent Torrens; Linda Escobar. (Org.). The Processing of Lexicon and Morphosyntax. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014, v. 1, p. 69-88.

RODRIGUES, E. dos S.; MARCILESE, M. . Executive control in children s comprehension of ordinal modifier phrases. In: João Costa; Alexandra Fiéis; Maria João Freitas; Maria Lobo; Ana Lúcia Santos.. (Org.). New Directions in the Acquisition of Romance Languages: Selected Proceedings of the Romance Turn V. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014, v. 1, p. 241-260.

RODRIGUES, E. dos S.. Explorando o processamento linguístico: Psicolinguística e Teoria Linguística em diálogo. In: Hermont, Arabie Bezri; Xavier, Gláucia do Carmo. (Org.). Gerativa: (inter)faces de uma teoria. 1ed.Florianópolis: Beconn | Produção de Conteúdo, 2014, v. , p. 109-146.

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