Corpo docente

Erica dos Santos Rodrigues

Professora Adjunto 2 e Vice-Decana de Graduação do Centro de Teologia e Ciências Humanas (CTCH), da PUC-Rio

Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1991, completando sua Licenciatura Plena em Letras (Port.-Literaturas), pela mesma instituição , em 1993. Concluiu mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996. Defendeu, em março de 2006, tese de doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Psicolinguística, a respeito do processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentença. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1992 e ministra disciplinas da área de Lingüística, na graduação do Departamento de Letras. Integra o Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem. Desenvolve projetos vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e também ao grupo interdisciplinar de Neurociências e Cognição (INCog). Coordena a equipe de Leitura e Escrita do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), da PUC-Rio. É pesquisadora associada da Rede Nacional de Ciência para Educação. Tem interesse pelas áreas de Psicolinguística, Lingüística Teórica, Sintaxe do Português, Educação. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL (2014-2016) e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL), PUC-Rio, de jan. 2016 a fev. 2019.

Linha de pesquisa no PPGEL:  

 Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem

 

Temas de pesquisa:

  • Processos sintáticos e relações de interface com a semântica e a morfologia na produção e na compreensão da linguagem (concordância, quantificação, distributividade, correferência, etc.) – pesquisas com adultos e crianças (em fase escolar);
  • Linguagem no envelhecimento – foco em processamento sintático e na relação entre linguagem e funções executivas;
  • Processamento da leitura e da escrita, monolíngue e bilíngue (estudos com eye trackers e keyloggers).

 

Grupos de pesquisa:

  • Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) - PUC-rio. Líderes: Leticia Maria Sicuro Correa e Erica dos Santos Rodrigues- http://www.lapal.letras.puc-rio.br/
  • Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Neurociências e Cognição da PUC-Rio. Líder: J. Landeira Fernandez -http://incog.com.br/
  • Grupo Interdisciplinar de Rastreamento Ocular (GIRO) - PUC-Rio Líder: Claudio Freitas de Magalhães
  • Laboratório de Ciências Cognitivas e Psicolinguística - UFC. Líder: Elisângela Nogueira Teixeira e Patrícia Araújo Vieira
  • LAPROLIN - Laboratório de processamento da linguagem da UFG. Líder: Elena Ortiz Preuss
  • LincLab - Laboratório Interdisciplinar de Linguagem Cidadã/ Coordenação: Erica dos S. Rodrigues - https://linclab.com.br/
  • Rede Nacional de Ciência para Educação - CpE/ pesquisadora associada - http://cienciaparaeducacao.org/ 

 

Projetos de pesquisa em andamento:

*Para descrição detalhada dos projetos, ver lattes da pesquisadora

2019-atual - O texto em processo: uma avaliação psicolinguística de habilidades de escrita (Bolsa de produtividade CNPq – Nível 2)

Coordenadora: Erica dos Santos Rodrigues

Descrição: O projeto tem como objeto de investigação a escrita em atividade e visa a identificar características processuais de escritores com diferentes níveis de habilidade em escrita. Parte de modelos cognitivos da escrita e insere-se na interface entre Psicolinguística e Educação. Faz uso de metodologia experimental e emprega o programa Inputlog, uma ferramenta de keystroke logging que permite a captura de dados da escrita em processo.

 

2019-atual - Compreensão multimodal e letramento estatístico: pesquisas em psicolinguística envolvendo rastreamento de movimentos oculares

Coordenadora: Erica dos Santos Rodrigues

Descrição: Este projeto volta-se à investigação dos processos de compreensão de gêneros multimodais e tem por objetivo caracterizar como se dá a integração entre informação linguística e visual na leitura desses gêneros. Na fase atual, prioriza-se a investigação do gênero gráfico. A pesquisa tem caráter translacional e busca estabelecer diálogos entre os construtos e achados da área da Psicolinguística e os da área de Educação Matemática, mais precisamente de Letramento Estatístico. Em termos metodológicos, adota-se abordagem experimental com uso da técnica de rastreamento ocular.

 

2014 - Atual: Processamento sintático e questões de interpretação na interface sintaxe-semântica

Coordenadora: Erica dos Santos Rodrigues

Descrição: O projeto volta-se para as relações de interface entre sintaxe e semântica no processamento linguístico, na produção e na compreensão da linguagem. Focaliza particularmente estruturas implicadas em relações de quantificação e número(sidade) (estruturas distributivas, coletivos, quantificadores, nomes nus, etc), computação da concordância e estabelecimento de relações correferenciais. A pesquisa faz uso de metodologia experimental, com técnicas de leitura auto-monitorada, rastreamento ocular e produção induzida de sentenças.

 

Participação em projetos interdisciplinares:

2018- atual: RASTROS: Um grande corpus com medidas de RASTReamento Ocular e normas de previsibilidade durante a leitura de estudantes do ensino Superior no Brasil

Projeto multicêntrico – Coordenação geral: Sandra Maria Aluísio (ICMC – USP); coordenação na PUC-Rio: Erica dos Santos Rodrigues

Descrição: O projeto visa à construção (com posterior disponibilização pública) de um grande corpus de movimentos oculares da leitura silenciosa de parágrafos curtos em Português, por estudantes do ensino superior no Brasil, com normas de previsibilidade que estimam a previsibilidade da forma ortográfica (teste Cloze tradicional), da informação morfossintática e semântica para cada palavra no parágrafo. A pesquisa pretende contribuir para a divulgação de pesquisas utilizando a técnica de movimentação ocular nas áreas da Psicolinguística e do Processamento de Linguagem Natural. A metodologia para o desenvolvimento do corpus RASTROS seguirá os mesmos passos do projeto Provo (Luke e Christianson, 2018). Financiamento: FAPESP.

 

2019-atual: Instituto de Neurociências e Cognição da PUC-Rio: Pesquisas interdisciplinares em infância e envelhecimento

Projeto interdisciplinar – Coordenação geral: Jesus Landeira-Fernandez (PPG em Psicologia Clínica da PUC -Rio)

Integrantes : Erica dos Santos Rodrigues;   Letícia Maria Sicuro Corrêa; Cilene Aparecida Nunes Rodrigues; Daniel Correa Mograbi; Ralph Ings Bannell; Ludovic Soutif; Helenice Charchat Fichman; Thomas Krahe.

Descrição: O Instituto de Neurociências e Cognição (INCog) volta-se para pesquisas interdisciplinares sobre cognição e emoção, investigando esses temas, sobretudo, em grupos clínicos ou com comprometimentos específicos. No presente projeto, dois estudos específicos serão explorados. O Estudo I propõe investigar a especificidade de domínio da linguagem em relação às funções executivas em amostras de crianças e idosos com e sem comprometimento de linguagem, com base em testes cognitivos e uso da técnica de rastreamento ocular. O Estudo II explora os correlatos neurais da regulação emocional em idosos saudáveis e pessoas com demência, utilizando eletroencefalografia e espectroscopia do infravermelho próximo. Os resultados esperados não apenas contribuirão para a caracterização teórica das funções mentais envolvidas na cognição e no processamento de emoções, mas fomentarão também, de forma aplicada, novos procedimentos de diagnóstico e intervenção para os grupos estudados. Faperj -Edital N.º 11/2018- Programa "Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Estado do Rio de Janeiro?.


Projeto de Internacionalização:

2019 - atual: Projeto CAPES PRINT -Integração processador-gramática no processamento e na aquisição da linguagem: especi?cidade de domínio; variabilidade e transtornos da linguagem.

Coordenação: Leticia Maria Sicuro Correa

Descrição: O presente projeto vincula-se ao programa de pesquisa do LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem), que integra três vertentes: (i) articulação entre modelos de processamento linguístico e modelos formais de gramática; (ii) desenvolvimento de um modelo procedimental da aquisição da língua materna, levando em conta a sistematicidade e a variabilidade dos dados que se apresentam à criança; e uma de teor mais aplicado: (iii) avaliação de habilidades linguísticas de crianças em idade escolar, para a caracterização das manifestações e da natureza de transtornos da linguagem, assim como para o desenvolvimento de procedimentos de intervenção, com vistas a contribuir para a prática clínica e/ou pedagógica. O projeto visa a propiciar um maior estreitamento das parcerias já estabelecidas e a ampliá-las, via a vinda de pesquisadores-visitantes, com foco em relações de dependência na sintaxe e no discurso, e o custo relativo do processamento/aquisição da linguagem diante de input variável, no que concerne a concordância, formas pronominais e à realização padrão/não padrão de estruturas complexas. Rede: Centro Politécnico de Setúbal, Universidade Nova de Lisboa, University of Konstanz, University of Reading.

Publicações 2014-2020

Artigos:

RODRIGUES, E. dos S. O laboratório na escola e o desenvolvimento da metacognição linguística: uma experiência translacional com leitura. Revista Linguística, v. 16, n.1, 2020, p. 303 - 316. DOI: https://doi.org/10.31513/linguistica.2020.v16n1a35358. Disponível em https://revistas.ufrj.br/index.php/rl/article/view/35358/20608

MIRANDA, M. S.; RODRIGUES, E. dos S.; ORTIZ-PREUSS, E. O processo de leitura de questões de espanhol do Enem: evidências de rastreamento ocular. LETRÔNICA, 2020 (no prelo)

RODRIGUES, E. dos S.; RIBEIRO, A. J. C. Leitura de gráficos de setores e compreensão multimodal:  uma investigação psicolinguística de fatores top-down e bottom-up. LETRÔNICA, 2020 (no prelo).

AUGUSTO, MARINA R. A.; GROLLA, ELAINE; RODRIGUES, ERICA DOS SANTOS. PP Relative clauses and intervention effects: comparing unergative and weather verbs. Fórum Linguístico, v.16, p.3499 - 3512, 2019. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n1p3499/39206

BARCELLOS, J. S.; RODRIGUES, E. dos S.; RODRIGUES, C. O papel da língua na resolução de enunciados matemáticos. REVISTA DA ABRALIN, v.16, p.196 - 230, 2018. Disponível em https://revista.abralin.org/index.php/abralin/article/view/489/1250

MARCILESE, M..; RODRIGUES, E. dos S.; AUGUSTO, M. R. A.; HENRIQUE, K. da S. Efeitos de distância linear e marcação no processamento da concordância verbal variável no PB. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v.25, n.3, p.1291-1325, 2017. Disponível em http://periodicos.letras.ufmg.br/index.php/relin/article/view/11296/pdf

RODRIGUES, E. dos S. Como os falantes interpretam o quantificador todo no PB? Novas evidências experimentais a partir de uma tarefa de produção de figuras. VIII Congresso Internacional da ABRALIN, 2016, Natal. Textos Selecionados ABRALIN 2013. Disponível em http://abralin.org/site/Estudos-Linguisticos.pdf

MARCILESE, M. ; RODRIGUES, E. dos S. . Notes on Speakers? Intuitions and Judgments in Linguistic Theory and Psycholinguistics: The Case of Q-Expressions in BrP. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 13, p. 93-119, 2015. Disponível em http://www.revel.inf.br/pt/edicoes/?id=40;

RODRIGUES, E. dos S.; ALMEIDA, D. R. . Concordância de gênero e número em estruturas predicativas no português brasileiro: um estudo experimental de produção induzida de lapsos. Linguística (Rio de Janeiro), v. 11, p. 135-152, 2015. Disponível em http://www.letras.ufrj.br/poslinguistica/revistalinguistica/wp-content/uploads/2015/08/revista-linguistica-v11-n1-artigo7.pdf

 

Capítulos de livros:

GROLLA, E. B.; AUGUSTO, M. R. A.; RODRIGUES, E. dos S. O desenvolvimento das orações relativas em português brasileiro: dados de produção In: Relativização e Clivagem no PB: sintaxe, aquisição, diacronia e experimentação.1 ed.São Paulo: Pontes, 2020, v.1, p. 107-148.

EISENBERG, Zena; RODRIGUES, Erica dos Santos; BACAL, Maria Elisa Almeida; OLIVEIRA, Helen Vieira de. Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico: uma experiência de apoio ao estudante no ensino superior (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC- RJ). In: Dias, C. E. S. B.; Toti, M. C. da S.;  Sampaio, H.; Polydoro, S. A. J. (Orgs.) Os serviços de apoio pedagógico aos discentes no ensino superior brasileiro. Sa?o Carlos: Pedro & Joa?o Editores, p.  319-336, 2020. ISBN: 978-65-87645-79-7 (Financiamento CAPES). Disponível em http://www.pedroejoaoeditores.com.br/e-books1

RODRIGUES, E. dos S. A escrita como processo In: Interface Linguagem e Cognição: contribuições da Psicolinguística.1 ed.Tubarão: Copiart, 2019, v.1, p. 115-138.

RODRIGUES, E. dos S. Apresentação 'A dinâmica do processamento bilíngue' In: A dinâmica do processamento bilíngue.1 ed.Campinas-SP: Pontes, 2018, p. 7-29.

RODRIGUES, E. dos S.; FRAGOSO, L. C. P. L.; RIBEIRO, A. J. C. Compreensão multimodal e rastreamento ocular na leitura de gráficos In: Psicolinguística e Educação.1 ed.Campinas, SP: Mercado de Letras, 2018, v.1, p. 133-172.

RODRIGUES, E. dos S.. Produção da linguagem. In: Marcus Maia. (Org.). Psicolinguística, psicolinguísticas: uma introdução. 1ed.São Paulo: Contexto, 2015, v. 1, p. 85-98.

MARCILESE, M. ; RODRIGUES, E. dos S. . The Interpretation of Brazilian Portuguese Quantifier 'todo' in Distributive and Collective Contexts: An Experimental Study. In: Vicent Torrens; Linda Escobar. (Org.). The Processing of Lexicon and Morphosyntax. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014, v. 1, p. 69-88.

RODRIGUES, E. dos S.; MARCILESE, M. . Executive control in children s comprehension of ordinal modifier phrases. In: João Costa; Alexandra Fiéis; Maria João Freitas; Maria Lobo; Ana Lúcia Santos.. (Org.). New Directions in the Acquisition of Romance Languages: Selected Proceedings of the Romance Turn V. 1ed.Newcastle upon Tyne: Cambridge Scholars Publishing, 2014, v. 1, p. 241-260.

RODRIGUES, E. dos S.. Explorando o processamento linguístico: Psicolinguística e Teoria Linguística em diálogo. In: Hermont, Arabie Bezri; Xavier, Gláucia do Carmo. (Org.). Gerativa: (inter)faces de uma teoria. 1ed.Florianópolis: Beconn | Produção de Conteúdo, 2014, v. , p. 109-146.

Apresentações recentes (com gravação disponível):

Participação na série Abralin Ao Vivo - Mesa-redonda "Psicolinguística Experimental em Interfaces" - Titulo da apresentação: Compreensão multimodal e leitura de gráficos: diálogos entre Psicolinguística e Letramento Estatístico

Disponível em https://aovivo.abralin.org/en/lives/psicolinguistica-experimental-em-interfaces-2/

Participação no Seminário Online de Psicolinguística/Online Seminars on Psycholinguístics - Título da apresentação: A pesquisa da escrita em processo: questões metodológicas e ferramentas de investigação

Disponível  no canal do Programa de Pós-Graduação em Inglês da UFSC/Link: https://www.youtube.com/watch?v=QSzPfvFhKZI...

 

Orientações em andamento

Dissertação de mestrado

Heloisa Fischer de Medeiros Pires. Avaliação da compreensibilidade de textos de e-gov em burocrates: uma abordagem da 'plain language'. Início: 2019. Dissertação (Mestrado profissional em Pós-graduação em Design) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Coorientador).

Tese de doutorado

Tiago Batalha de Oliveira. Sentenças tortas, letras mortas: o juridiquês no banco dos réus – uma investigação psicolinguística (título provisório). Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mario Cesar da Silva Souza. O processamento da concordância na compreensão de sentenças com verbos inacusativos no português brasileiro. Início: 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Igor de Oliveira Costa. Estruturas distributivas em português brasileiro: aspectos linguísticos e processuais. Início: 2018. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Jessica Silva Barcellos. O processo de reescrita infantil ao longo do Ensino Fundamental: uma análise psicolinguística como base em modelos de escritura. Início: 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de

Larissa Rangel Ferrari. Processamento sintático e Doença de Alzheimer (DA): uma investigação psicolinguística. Início: 2017. Tese (Doutorado em ESTUDOS DA LINGUAGEM) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Iniciação científica

MARINA Y GONZALES LEAL. O emprego de programas de "keystroke logging" na investigação da escrita: contribuições para uma abordagem processual da composição de textos. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Natalia Fernandes. Rastreamento ocular e leitura de gráficos: um estudo sobre compreensão multimodal. Início: 2017. Iniciação científica (Graduando em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

 

Dissertações e teses - orientações concluídas:

Teses

Danielle Novais Uchôa. A compreensaão de orações relativas com pronomes resumptivos no Português do Brasil. 2019. Tese (Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Eneida Figueira de Almeida Werner. O processo de revisão na produção escrita e questões de correferência. 2018. Tese (Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Luane da Costa Pinto Lins Fragoso. Integração de informação linguística e gráfica na compreensão multimodal de gráficos estatísticos: Uma avaliação psicolinguística. 2015. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Paula Santos Diniz. Tradução de DPs com múltipla pré-modificação: análise em termos de custo de processamento envolvido no processo tradutório. 2014. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Dissertações:

Ana Lídia Gonçalves Medeiros. Habilidades de revisão textual na Educação de Jovens e Adultos. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Mariana da Silva Miranda. Provas de espanhol do ENEM: uma avaliação psicolinguística. 2019. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Jessica Silva Barcellos. “Esse é mais difícil por causa das palavras”: uma investigação psicolinguística acerca do papel da linguagem na resolução de problemas matemáticos de divisão. 2017. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (coorientação: profa. Cilene Rodrigues - Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio)

Larissa Rangel Ferrari. O processamento sintático em idosos: compreensão de sentenças ambíguas e correlação com funções executivas. 2017. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (coorientação: prof. Daniel Mograbi - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica – PUC-Rio)

Débora Ribeiro de Almeida. Processamento da concordância de gênero e número em estruturas predicativas. 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

João Artur da Silva Souza. Expertise em tradução para legendagem: processamento linguístico e segmentação textual . 2016. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Luiz Eduardo Cardoso Caldas. Relações conjuntivas causais em perspectiva psicolinguística : processamento linguístico, leitura e ensino. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. 

Jusinete dos Santos. Avaliação de habilidades de leitura no ensino superior a partir da análise de provas de nivelamento. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Patrícia Conceição Ribeiro Arteiro da Silva. Análise das demandas de processamento associadas a textos e enunciados de provas de língua portuguesa do SAERJinho. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. 

Vinícius Guimarães Rodrigues. A interação entre informações linguística e visual na compreensão da linguagem. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Igor de Oliveira Costa. Verbos meteorológicos no plural em orações relativas do Português Brasileiro: sintaxe e processamento. 2013. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (Coorientação: Profa. Marina Rosa Ana Augusto – UERJ)

Miguel Pais Moreira Lopes. O processo de elaboração de resumos acadêmicos: uma análise com base em modelos processuais da escritura e gêneros textuais. 2011. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Paula Santos Diniz. A categorização semântica dos compostos nominais técnicos em língua inglesa e os resultados tradutórios em português. 2010. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio. (Coorientadora)

Sandra Regina Coracini. O resumo como parâmetro de avaliação da compreensão leitora. 2009. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

Nely Silva da Motta Mesquita. Legibilidade textual nos cadernos didáticos do EJA - questões de processamento da leitura. 2009. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Letras/Área: Estudos da Linguagem, PUC-Rio.

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