Corpo docente

Inés Kayon de Miller

Professora Associada e Supervisora das Licenciaturas do Departamento de Letras da PUC-Rio

Inés Kayon de Miller é professora assistente e supervisora das Licenciaturas do Departamento de Letras da PUC-Rio. Possui Ph.D. em Linguistics (2001) pela University of Lancaster, Lancaster, Inglaterra e Master of Arts em Teaching English as a Second Language (1979) pela University of California at Los Angeles (UCLA), Los Angeles, Estados Unidos. Atua na área de Lingüística Aplicada, com ênfase em Formação Inicial e Continuada de Professores. Seu principal foco de trabalho e pesquisa é o desenvolvimento da Prática Exploratória, um trabalho de investigação ética e inclusiva, desenvolvido por alunos, professores e outros profissionais a partir de seus questionamentos sobre a vida em sala de aula ou em outros contextos profissionais.

Linhas de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa

 

Cursos

  • LET2408 - Introdução à Linguística Aplicada
  • LET 2440 - Discurso em Contextos Pedagógicos
  • LET 2441 - Discurso e Reflexão Profissional

 

Publicações Recentes

  • Miller, I. K. Exploratory Practice: Towards inclusive and reflexive teacher education. Uruguai. 2011
  • Miller, I. K. Construindo Parcerias Universidade-Escola: Caminhos Éticos e Questões Crítico-Reflexivas. In: GIMÉNEZ, T. & GÓES, M.C. M., (Eds.), Formação de professores de línguas na América Latina e transformação social. 2010, p. 109-129.
  • Miller, I.K. ‘Puzzle-driven’ language teacher development: the contribution of Exploratory Practice. In: YOSHIDA, T. et al. (Orgs.). Researching language teaching and learning: an integration of practice and theory. Oxford: Peter Lang, 2009, p. 77-93.
  • Miller, I.K. et al. The ‘Web of Life’ of the Rio de Janeiro Exploratory Practice Group. In: Allwright, D.; J. Hanks, The Developing Learner. Hampshire, United Kingdom: Palgrave Macmillan, 2009, p. 216-234.
  • Miller, I.K. et al. Prática Exploratória: Questões e Desafios. In Gil, G. & Abrahão, M.H. (orgs) A formação do professor de línguas: os desafios do formador. Editora Pontes, 2008, p. 145-165.
  • Gieve, S.; Miller, I. K. (Eds.) Understanding the language classroom. Hampshire, United Kingdom: Palgrave Macmillan, 2006.

 

Orientações em Andamento // Dissertações de Mestrado 

  • Bruno de Matos Reis. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Emerson Cardoso das Neves. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Thamiris Oliveira de Araujo. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Orientações em Andamento // Teses de Doutorado

  • Carolina Apolinário de Souza. Cruzamentos entre a Psicanálise e a Prática Exploratória. Início: 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Clarissa Xavier Ewald. Formação de professores: um estudo de caso. Início: 2011. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Gysele da Silva Colombo Gomes. Discurso, identidades e representações sociais nas histórias de professoras de língua inglesa. Início: 2010. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Fernanda Vieira da Rocha Silveira. Ressignificando a ansiedade na aprendizagem e uso de línguas estrangeiras: Um estudo exploratório. Início: 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Renata Lopes de Almeida Rodrigues. O processo de co-construção da reflexão crítica na formação de professores de inglês. Início: 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Sabine Mendes Lima Moura. Prática Exploratória e Narrativas de/sobre a sala de aula: trabalhando para entender a qualidade de vida. Início: 2012. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.