Corpo docente

Letícia Maria Sicuro Corrêa

Professora associada do Departamento de Letras

Letícia Maria Sicuro Corrêa doutorou-se na Universidade de Londres, em 1986. Desde então, é docente da PUC-Rio, onde atua na Graduação em Letras e na Pós-Graduação Estudos da Linguagem, na área de Psicolinguística. Fundou e coordena o LAPAL (Laboratório de Psicolinguística e Aquisição da Linguagem ) – primeiro laboratório de pesquisa experimental em aquisição da linguagem no país-, lidera o Grupo de Pesquisa Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL), CNPq. Seus principais interesses de pesquisa são: articulação teoria linguística (minimalista) /psicolinguística; custo de processamento; aquisição da língua materna: desenvolvimento típico e deficitário. Pesquisador 1B CNPq, Cientista do Nosso Estado da FAPERJ, consecutivamente desde 1999.

Linhas de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa

  • Uma abordagem integrada para processamento, aquisição e problemas de linguagem sob ótica minimalista Financiamento: Auxílio FAPERJ (Edital Apoio a Instituições do Rio de Janeiro 2011) – Vigência 2011-2013 
  • DEL (Déficit Específico da Linguagem) e DAp (Dificuldades de Aprendizagem): pontos em comum, especificidade no DEL e bases de possíveis intervenções Financiamento: Bolsa FAPERJ (Edital Cientistas do Nosso Estado, 2011) – Vigência 2012-2014 
  • Rastreamento do processamento linguístico nas interfaces: processos integrativos, antecipatórios e relevância na caracterização de uma métrica de custo de processamento Financiamento: Auxílio CNPq (Edital Universal 2011) – Vigência 2012-2014 
  • Processamento e aquisição da linguagem sob ótica minimalista: extensão e comparação de modelos Financiamento: CNPq (Bolsa de Produtividade em Pesquisa) – Vigência 2012-2016 

 

Cursos

  • LET1833 :: Língua e Cognição 
  • LET2417 :: Aquisição da Linguagem e Problemas do Desenvolvimento Linguístico

 

Publicações Recentes

  • CORRÊA, L. M. S. Aquisição e processamento da linguagem: uma abordagem integrada sob ótica minimalista. Gragoatá (UFF), v. 30, p. 1-26, 2011. 
  • CORRÊA, L. M. S. Minimalist perspectives for psycholinguistic research. Avances en Psicologia Latinoamericana, v. 9, p. 28-44, 2011. CORRÊA, L. M. S. ; AUGUSTO, M. R. A. Possible loci of SLI from a both linguistic and psycholinguistic perspective. Lingua (Haarlem. Print), v. 121, p. 476-486, 2011. 
  • CORREA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A. Custo de processamento e comprometimento da linguagem: movimento sintático na computação on-line e minimalidade relativizada em orações relativas e perguntas QU-. Anais do VII Congresso Internacional da ABRALIN, 2011. p. 2364-2378.
  • CORRÊA, L. M. S.; AUGUSTO, M. R. A.; CASTRO, A. Agreement and markedness in the ascription of gender to novel animate nouns by children acquiring Portuguese. Journal of Portuguese Linguistics, v. 10, p. 121-142, 2011.
  • LONGCHAMPS, J. R.; CORREA, L. M. S. A codificação de informação na interface sintaxe-pragmática por crianças com dificuldade de aprendizagem: déficit específico da linguagem de ordem pragmática (DEL-Prag)?. In: Documentos para el XVI Congreso Internacional de la ALFAL. Alcalá de Henares: Universidad de Alcalá, 2011. v. único. ISSN/ISBN: 9788481389234.
  • LONGCHAMPS, J. R.; CORREA, L. M. S. Dificuldades de linguagem e de aprendizagem na interface gramática-pragmática. Revista da ANPOLL (Online), v. 1 (31), p. 91-109, 2011. ISSN/ISBN: 19827830.
  • MARCILESE, M. ; AUGUSTO, M. R. A; CORRÊA, L. M. S. A interpretação dos numerais na aquisição da linguagem. Gragoatá (UFF), v. 30, p. 89-102, 2011.

 

Orientações em Andamento // Teses de Doutorado

  • Clara G. N. Villarinho. Um papel para a língua do desenvolvimento de habilidades cognitivas superiores: o traço de ponto de vista em estruturas completivas e o domínio de crenças falsas. Início: 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).
  • Renê A. M. S. Forster. Integração de informação no processamento de orações relativas (título provisório). Início: 2008. Tese (Doutorado em Pós-graduação em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesq. do Estado do Rio de Janeiro. (Orientador).
  • Jacqueline R. Longchamps. O Déficit Específico da Linguagem de ordem Pragmática (DEL-Prag), definitude e relevância (título provisório). Início: 2009. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).
  • João Claudio de Lima Junior. Custo computacional em diferentes modelos: o caso das passivas. (título provisório) - Início: 2012. Tese (Doutorado em Doutorado - Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. (Orientador).

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