Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2012), mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e graduada em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Atualmente, é professora na graduação em Letras e na pós-graduação em Estudos da Linguagem do Departamento de Letras, além de professora-tutora do PET de Letras. No presente, seu projeto e orientações de pesquisa se debruçam sobre análise da narrativa e da interação social aplicada a grupos estigmatizados/desviantes, com foco nos embates discursivos e nas redescrições identitárias que se constroem em suas práticas.
Projetos de pesquisa atuais:
Descrição: O projeto tem como foco processos interacionais de rotulações estigmatizantes (Goffman, 1963) e as reivindicações identitárias alternativas e de resistência (Moita Lopes, 2001) de feminilidades periféricas. Encaminham-se propostas de análise qualitativa, interpretativa e de base discursiva de diferentes contextos em que circulam mulheres socialmente vulneráveis: prisional, jurídico, de saúde e midiáticos, observando os recursos linguístico-discursivos que marcam as ações nesses contextos. Em uma empreitada interinstitucional, propõe-se um diálogo produtivo entre diferentes tradições de pesquisa discursiva ? a análise de narrativa informada pelos estudos da fala-em-interação, a análise de discurso crítica e análise de discurso enunciativa ?, buscando avançar sobre as possibilidades e limitações dessa articulação tendo em vista as reflexões sobre a contemporaneidade advindas da linguística aplicada contemporânea. Pretende-se, com a análise de cada um desses contextos, desenvolver subsídios para promoção da saúde e direitos da mulher, além de letramento crítico para questões de gênero e étnico-raciais.
2014 - Atual: Programa de Educação Tutorial - Linguagens e identidades em perspectiva interdisciplinar
2014 - Atual: A neutralização do desvio no encontro interacional misto: narrativa, identidade e estigma em três laminações
Descrição: O projeto busca analisar os efeitos discursivos que se produzem nos encontros mistos (Goffman, 1988), isto é, aqueles que reúnem face a face, por exemplo na entrevista de pesquisa, identidades hegemônicas e estigmatizadas. Alinhada aos estudos pós-estruturalistas sobre identidade, a proposta focaliza as tensões e os efeitos derivados do manejo interacional do desvio (Becker, 1963) ou estigma (Goffman, 1988), fazendo dialogar a sociologia do desvio com os estudos pragmático-interacionais e a análise de narrativas. Do ponto de vista metodológico, o projeto propõe que performances orientadas para o apagamento do estigma em encontros mistos podem ser produtivamente compreendidas a partir de uma abordagem interpretativista que se desdobra em três camadas ou laminações: (i) a primeira, de natureza pragmático-interacional, lança luz sobre o trabalho de face constituinte dos encontros mistos; (ii) a segunda, de natureza discursiva e diretamente vinculada aos estudos de narrativa, identifica e descreve a estrutura das narrativas orais que naturalmente emergem do encontro social, em busca dos processos e marcas de construção identitária (Bastos, 2003; 2008) e dos sistemas de crença (Linde, 1993) neutralizadores do desvio; a terceira, de natureza macrodiscursiva, procurará mapear os discursos que emergem do encontro misto na cadeia de enunciados (Bakhtin, 1979) da qual eles participam.
![]() |
Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.
PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.