Maria das Graças Dias Pereira

Professora Associada

Maria das Graças Dias Pereira é professora associada do Departamento de Letras da PUC-Rio. É doutora em Letras (1993, PUC-Rio), com Pós-Doutorado (2008-2009, ILTEC e Universidade de Lisboa) e atua nos Cursos de graduação e no Programa de Pós-Gradução em Estudos da Linguagem. É Líder do Grupo de Pesquisa CNPq/ Linguagem, cultura e trabalho, membro do GT Práticas Identitárias da Linguística Aplicada da ANPOLL, da Associação de Linguística Aplicada do Brasil–ALAB, da Associação Brasileira de Linguística-ABRALIN, da Asociación Latinoamericana de Estudios del Discurso–ALED e da International Pragmatics Association– IPrA. Interesses de pesquisa: articulação entre discurso, práticas e construção de identidades na Linguística das profissões; linguagem, interação e novas tecnologias em gêneros digitais contemporâneos; análise da narrativa, da fala-em-interação, da micro argumentação; contextos da saúde, educação, comunicação social, cultural, dentre outros.

• LET1832 – Linguagem e sociedade
  • LET2424 – Discurso e Identidade

• Valdir Pereira Lima. Discurso religioso e novas comunidades de RCC. Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Ana Paula Deslandes de A Moutinho. O Code-Switching na Perspectiva da Intercompreensão: Interações em chat plurilíngue no projeto Galanet. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Alessandra Rente Ribeiro Gonçalves. Posicionamentos de professores brasileiros e Ingleses: internacionalização em uma escola bilíngue. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Marco Aurélio Silva Souza. Os estilos conversacionais do repórter aéreo no contexto do rádio na cidade do Rio de Janeiro. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Talita Rosetti Souza Mendes. Dislexia, narrativa e construção de identidades de estudantes universitários. Início: 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

• Cinara Monteiro Cortez. Letramentos e saberes locais: uma proposta de estudo em escolas de comunidades carentes da zona oeste do Rio de Janeiro. Início: 2011. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
  • Ilioni Augusta da Costa. Um estudo sobre TDAH e posicionamentos identitários em contexto de consulta médica, sob a perspectiva da voz do médico, dos pais/cuidadores e da(o) criança/adolescente. Início: 2010. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pontifícia Univ. Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).
  • Carolina Magalhães de Pinho Ferreira. Mediação fonoaudiológica em um Grupo de Pais de crianças surdas atendidas no Ambulatório Bilíngue de Surdez da UFRJ. Início: 2009. Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.