Maria do Carmo Leite de Oliveira

Professora Associada

Maria do Carmo Leite de Oliveira é doutora em Letras -pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1992), atuando nos cursos de formação de professor e no Programa de Pós-Gradução em Estudos da Linguagem. Atua também na interface dos estudos da Linguagem e da Administração, como membro de equipes de consultoria em Comunicação Organizacional e como professora da disciplina Comunicação Interpessoal, no Programa de Pós-Graduação lato sensu do Instituto de Administração da PUC-Rio. É pesquisadora com bolsa de produtividade do CNPq, sendo seus principais interesses de pesquisa a interação no ambiente de trabalho, o papel da linguagem nas práticas profissionais no contexto organizacional, jurídico, da mídia, da política e da escola.

• Let 1482 Oficina I - Interação e Ensino
  • Let 1493 Oficina II Criação de Materiais de Ensino

Pós Graduação

• Let 2210 – Pragmática
  • Let 2423- Trabalhos de face e Gestão das Relações

• Oliveira, Maria do Carmo Leite e Silveira, Sonia Bittencourt. Os sentidos do Trabalho na contemporaneidade. Veredas. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora. 2012
  • Abritta, Carolina Scalli e Oliveira, Maria do Carmo Leite de. Os jeitinhos para se chegar a um acordo. Calidoscopio. vol 10 n 2 São Leopoldo: Unisinos. mai/ago 2012 p.186-193
  • Oliveira, Maria do Carmo Leite .E-mail massaging in the corporate sector: tensions between technological affordances and rapport management. In: Candlin & Sarangi (eds) Handbook of Communication in Organizations and Professions. Berlin: de Gruyter Mouton.2011 p. 387-406
  • Oliveira, Maria do Carmo Leite de e Silva, José Roberto Gomes.The Composition of a Participative View for the Management of Organizational Communications. In: New Approaches to Discourse and Business Communication. Fernando Ramallo, Anxo M. Lorenzo Suárez, Xoán Paulo Rodríguez-Yáñez & Piotr Cap (eds) London: Palgrave Macmillan. 2009 p. 190-211

• Viviane Maia da Costa. A interação empresa-cliente via Twitter. Início:2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Deise de Lacerda Paiva. A interação tutor- aluno em um ambiente virtual de aprendizagem. Início:2011. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Amanda Dinucci Almeida. A gestão da face e das relações na atividade de policiais em comunidades pacificadas Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Mirilane Saraiva. O processo seletivo e o Perfil Profissional.Início: 2012. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

• João Chaves Valladares Pádua. A atividade de formação de normas jurídicas: o caso da Assembleia Nacional Constituinte Brasileira de 1987/1988. Início: 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Alba Regina Loredo Gama Tamanini. A Sala de aula de ILE em cena: contemplando sua ressemantização. Início: 2010. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.