Corpo docente

Eliana Lucia Madureira Yunes Garcia

Professora Agregada do Departamento de Letras

Criadora do Programa Nacional de Incentivo à Leitura (PROLER), e da PNL – Fundação Biblioteca Nacional. Pesquisadora em temas de leitura, com publicações diversas em diversos países. Doutorou-se em Letras e em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e pela Universidad de Málaga, Espanha. Ensaísta, crítica e pesquisadora em formação de leitores, interdisciplinaridade, infância e cultura. Assessora da UNESCO para políticas de leitura; foi coordenadora adjunta da Cátedra UNESCO de Leitura PUC-Rio, Diretora do Instituto Interdisciplinar de Leitura PUC-Rio (IILER) e consultora do CERLALC, do PNLL, Professora visitante em Universidades brasileiras e no exterior. Pos-doc na Koln Universität,(1991), na Sorbonne(2006) e Oporto (2014).

Linhas de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa

  • Diálogos Literários com a Transdisciplinaridade da Cultura. Equipe: Bruno Ferrari; Silvana  Venancio (teo); José Augusto Brandão de Lins.
  • Leitura e Leitores: políticas, formação, hermenêutica e ideologias / Equipe: Karine Aragão dos Santos Freitas; Carmélia Maria  Aragão; Maria da Glória de S. Almeida.
  • Questões interdisciplinares da interpretação / Equipe: Clarissa Catarina  B. Marchelli; Ana Cecília Moura; Patricia Burnier Costa.
  • Literatura Infantil e juvenil - os 1001 livros que toda criança deveria poder ler  GLIJ: Maria Clara Cavalcanti (Esp.); Nanci Nóbrega (Dr.); Augusto Pessoa (esp.); José Augusto Lins (Mestrando); Júlia Lima (Doutoranda); Lucia Fidalgo (Dra.); Luiza Trindade (Esp.); Benita Prieto (Esp.); Thatty Castelo Branco (Dra.); Denise Ramalho (Dra.).

Cursos / Seminário:

Poetica e politica : as contribuiçoes de Martha Nussbaum para politicas de leitura e formação de leitores.

 

Publicações Recentes:

 

YUNES, E.; Alessandro Rocha (Org.) . Leitura digital. 1. ed. Rio de Janeiro: Cátedra Unesco de Leitura - PUC-Rio, 2015. 164p .

YUNES, E.; Alessandro Rocha (Org.) . Biblioteca e ações de leitura. 1. ed. Rio de Janeiro: Cátedra Unesco de Leitura - PUC-Rio, 2015. 206p .

YUNES, E.; Alessandro Rocha (Org.) . Leitura & Mediadores. 1. ed. Rio de Janeiro: Cátedra Unesco de Leitura - PUC-Rio, 2015. 222p .

YUNES, E.; Rezende, Nilza (Org.) . Projeto agentes de leitura: dando conta do caminho. 1. ed. Rio de Janeiro: Compostela Comunicação, 2013. 187p .

YUNES, E.; Daniela Versiani ; CARVALHO, Gilda . Manual de Reflexões sobre boas práticas de leitura. São Paulo: Rio de Janeiro: PUC-Rio; UNESP, 2012. 165p .

YUNES, E.; ARAUJO, Jorge de Souza (Org.) . Made in Europe, lido no Brasil. São Paulo: Reflexão, 2012.

YUNES, E.; Rezende, Nilza (Org.) . Almanaque do agente de leitura. 1. ed. Rio de Janeiro: Compostela Comunicação, 2012. 196p .

 

 

Orientações em Andamento / Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado

 

Dissertações:

Patrícia Osorio Burnier Costa. Questões interdisciplinares da interpretação Dos afetos e emoções à cognição e pensamento complexo, o trato da construção do sentido na contemporaneidade. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).
Clarissa Catarina Barletta Marchelli. A noção de erro em Corpo de Baile, de Guimarães Rosa: uma estratégia poética. Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Ana Cecília Moura. A semente do desatino: o germe da transgressão em Lavoura Arcaica.  Início: 2015. Dissertação (Mestrado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

 

Maurício Fernandes Vieira Júnior. (Preenchimento em andamento). 

Teses:


Janete da Silva Oliveira. Diálogos Literários com a Cultura em perspectiva inter/transdisciplinar: Consideração da cultura enquanto narrativa, à luz dos recursos que a literatura empresta à leitura de outras artes e áreas do saber. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).
Maria da Glória de Souza Almeida. Leitura e Leitores: políticas, formação, teorias e questões metodológicas. Da oralidade e memória à construção da intersubjetividade e escritura: a contribuição da poética para vida politica e social. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).
Silvana Gomes Venancio. Da Presença de Deus a Presença do Outro. Início: 2013. Tese (Doutorado em Teologia) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Co-Orientador).

Carmélia Maria Aragão. Leitura e Leitores: políticas, formação, teorias e questões metodológicas. Da oralidade e memória à construção da intersubjetividade e escritura: a contribuição da poética para vida politica e social. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

José Augusto Brandão de Lins. Diálogos Literários com a Cultura em perspectiva inter/transdisciplinar: Consideração da cultura enquanto narrativa, à luz dos recursos que a literatura empresta à leitura de outras artes e áreas do saber. Início: 2015. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Karine Aragão dos Santos Freitas. Leitura e Leitores: políticas, formação, teorias e questões metodológicas. Da oralidade e memória à construção da intersubjetividade e escritura; a contribuição da poética para vida politica e social. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Bruno Ferrari. Entre a devoção e a traição: o épico de referência clássica na literatura contemporânea. Início: 2013. Tese (Doutorado em Letras) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (Orientador).

Orientações em Andamento / Supervisão de Pós-Doutorado:

 Helena Modzelewiski. Início: 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Sandra Guimarães. Início: 2015. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Campos de Interesse:

Diálogos literários com a cultura em perspectiva inter/transdisciplinar; consideração da cultura enquanto narrativa, à luz dos recursos que a literatura empresta à leitura de outras artes; leitura e leitores: políticas, formação, teorias e questões metodológicas; da oralidade e memória à construção da intersubjetividade e escritura; a contribuição da poética para vida politica e social; questões interdisciplinares da interpretação; dos afetos e emoções à cognição e pensamento complexo, o trato da construção do sentido na contemporaneidade.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.