Corpo docente

Eneida Leal Cunha

Professora Associada do Departamento de Letras

Mestre em Teoria da Literatura (UFBA) e Doutora em Literaturas de Língua Portuguesa (PUC-Rio). Professora Titular de Literatura Brasileira da Universidade Federal da Bahia, aposentada. Na PUC-Rio desde 2011, atua nos cursos de Letras e de Artes Cênicas, na Graduação, e integra o quadro de Docentes Permanentes do Programa de Pós-Graduação em Literatura, cultura e contemporaneidade; participa ainda, como Professora Colaboradora, do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais do CEFET-RJ, conveniado com a PUC-Rio. Tem atuação nas áreas de Letras e de Cultura, com projetos de investigação e produção intelectual predominantemente sobre as questões identitárias que emergem na história e na atualidade cultural brasileira e de outros espaços lusófonos; sobre as inscrições da racialidade na arte e no pensamento social brasileiro; sobre as perspectivas da crítica literária e da crítica cultural contemporâneas.

Linhas de Pesquisa

 

Projetos de Pesquisa

 

Cursos

  • LET 2500 –Teorias da Literatura e da Cultura
  • LET 2550 – Contemporaneidade e crítica cultural
  • LET 2543 – Representações da Africanidade
  • LET 2501 – Seminário de Formulação de Projeto e Desenvolvimento de Pesquisa

 

Publicações Recentes

 

Orientações em Andamento // Dissertações de Mestrado

  • Antonia Costa. A correspondência do Adido Cultural Odylo Costa, filho: familiaridade e estranhamento nas relações Brasil/Portugal. Início: 2012. Dissertação. (Mestrado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Orientações em Andamento // Teses de Doutorado

  • Flávia Arruda Rodrigues. Aspectos da circulação editorial de livros premiados pelo Concurso de Literatura Colonial da Agência Geral das Colónias. Início: 2011. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Rogério Pacheco Jordão. O Mercado do Valongo como lugar de memória da escravidão no Rio de Janeiro: uma busca por redes de significações. Início: 2011. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.
  • Adriana Pinto Fernandes de Azevedo. Corpo, gênero e tecnologia: Práticas contemporâneas de resistência. Início: 2012. Tese (Doutorado em Literatura, cultura e contemporaneidade) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

Campos de Interesse

 literatura, cultura e tensões étnico-raciais; colonialidade e pós-colonialidade; figurações e reconfigurações nas identificações de gêneros e sexualidades; desafios teóricos e críticos da contemporaneidade cultural e literária brasileira e de outros espaços da língua portuguesa.

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.