O Departamento

Departamento de Letras da PUC-Rio

O Departamento de Letras da PUC-RIO apresenta uma grande diversidade de opções aos alunos de Graduação e de Pós Graduação.

Oferecemos duas graduações: Letras e Artes Cênicas.

Artes Cênicas

O curso de Artes Cênicas oferece ampla introdução e desenvolvimento de técnicas teatrais, visando elaboração conceitual e prática de propostas de criação e pesquisa, com objetivo de formar profissionais comprometidos com a constituição, manutenção e – principalmente – , inovação do universo simbólico e imaterial da sociedade em sua complexidade contemporânea. A cena artística, o corpo, o texto, a atuação, e todos os elementos que constituem a gramática da cena, são tomados como Núcleos de conteúdos, em torno dos quais gravitam conceitos e práticas capazes de oferecer ao aluno do curso o diferencial que pode ser decisivo na sua vida profissional. O curso oferece ainda a oportunidade de participação em festivais, seminários, publicações e práticas de pesquisa e pedagogia, através de inciativas como BOSQUE, PIUES e PET.

Em Letras, são quatro possibilidades de cursos:

Muitas disciplinas são comuns aos vários cursos, o que permite uma maior integração entre os alunos e a possibilidade de concluir mais de um curso  - sem aumentar significativamente o tempo despendido na Universidade. Os currículos procuram dosar o conhecimento teórico necessário para uma boa formação com o conhecimento prático da profissão.

Além dos estágios profissionais específicos de alguns cursos, os alunos do Departamento de Letras podem se envolver em atividades de pesquisa, muitas vezes remuneradas com apoio de órgãos financiadores e integradas a projetos da pós-graduação, como bolsas PIBIC, PET e PIBID.

Pós-Graduação

A Pós-Graduação tem dois programas de pós-graduação stricto sensu, ambos com Mestrado e Doutorado e ambos com avaliação 5 da CAPES.

O Departamento também oferece diversos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização).

Cursos de Extensão

O IPEL oferece cursos de extensão universitária, além de cursos de línguas e cultura.

Infraestrutura

O Departamento de Letras conta com laboratórios próprios para o ensino de línguas estrangeiras, para atividades multimídia e para pesquisa