Graduação Letras

Atividades complementares

Todo aluno de Letras deverá cursar créditos em atividades complementares, que incluem participações em projetos de pesquisa, eventos científicos e culturais, publicações, entre outras possibilidades. Cada curso tem uma exigência quanto às horas de AC que deverão ser cursadas:

 

CURSO

EXIGÊNCIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Licenciatura Monolíngue

210 horas (equivalente a 14 (quatorze) créditos curriculares)

Licenciatura Bilíngue

210 horas (equivalente a 14 (quatorze) créditos curriculares)

Tradução

120 horas (Equivalente a 08 (oito) créditos  curriculares)

Bacharelado Bilíngue

 

120 horas (Equivalente a 08 (oito) créditos  curriculares)

Produção Textual/Formação do Escritor

120 horas (Equivalente a 08 (oito) créditos  curriculares)

 

Etapas para realização e aproveitamento dos créditos

ETAPA 1 : Solicitação da autorização

Para realizar a atividade, o aluno deverá solicitar autorização prévia através do sistema PUC online (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/)

O aluno deverá apresentar uma descrição da atividade, incluindo uma justificativa para o seu aproveitamento, tendo em vista a habilitação cursada. O pedido será avaliado pelo Coordenador de Atividades Complementares do Departamento, levando em conta a adequação ao nível de conhecimento do aluno e a relevância para sua formação acadêmica e profissional.

ETAPA 2 : Organização de material para o aproveitamento da atividade

Upoload do(s) documento(s) comprobatório(s) para o aproveitamento da atividade. Após a aprovação da atividade por parte do coordenador, o aluno deverá anexar pelo sistema o documento comprobatório referente à atividade (certificados, declarações, etc). Sem esse material, será impossível realizar o aproveitamento das atividades complementares.

 

ETAPA 3: Análise do material pelo coordenador

Após a análise dos comprovantes anexados, o coordenador registrará no sistema a carga horária correspondente à atividade ou indicará, também via sistema, se existe alguma exigência a ser cumprida. A carga horária atribuída pelo Coordenador obedecerá a uma escala variável até o limite daquela solicitada com a atividade realizada, atendendo a critérios de desempenho e qualidade. O coordenador pode recusar a atividade se julgar insatisfatórios a documentação e/ou o desempenho do aluno.

É fundamental que o aluno acompanhe o andamento do processo pelo PUC online.

 

 

Observações gerais

As Atividades Complementares poderão ser realizadas a partir do primeiro semestre de matrícula no curso.  As Atividades Complementares podem ser realizadas inclusive durante as férias escolares, desde que respeitado este regulamento.

As atividades complementares não estão incluídas no limite máximo de créditos que o aluno pode cursar em um semestre.

Os alunos que ingressarem por transferência ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária de atividades complementares, podendo solicitar à Coordenação o cômputo da carga horária atribuída pela instituição de origem, observadas as seguintes condições:

  • as atividades complementares realizadas na instituição/curso de origem devem ser compatíveis com as estabelecidas neste Regulamento;
  • a carga horária estabelecida pela instituição/curso de origem não poderá ser superior àquela estabelecida por este Regulamento à atividade idêntica ou congênere;
  • o limite máximo de aproveitamento da carga horária será de 105 (cento e cinco) horas.

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Geral do Departamento de Letras, ouvido o Coordenador de Atividades Complementares.

Coordenadora de Atividades Complementares: Liana Biar

E-mail exclusivo para dúvidas pontuais sobre as atividades complementares de Letras: acps-letras@puc-rio.br. As mensagens serão verificadas semanalmente.

 

Tipos de atividades complementares

As Atividades Complementares que podem ser reconhecidas para efeito de aproveitamento carga horária/ créditos, conforme Deliberação 01/2003 da Vice Reitoria Acadêmica,  são as seguintes:

ACP0100 - Atividades de iniciação à docência e à pesquisa
Exercício de monitoria
Participação em pesquisas e projetos institucionais
Participação no PET/ PIBIC/ IC
Participação em grupos de estudo/ pesquisa sob a supervisão de professores e/ ou alunos de Mestrado e/ ou Doutorado

ACP0200 Congressos, seminários, conferências assistidos
Congressos, seminários, conferências assistidos
Defesas de tese e dissertações assistidas
Eventos, mostras, exposições assistidas

ACP0300 Publicações
Artigos publicados em revistas com referee
Artigos publicados em revistas sem referee
Monografias não curriculares
Apresentação de trabalhos em eventos científicos
Participação em concursos, exposições e mostras

ACP0400 Vivência profissional complementar
Realização de estágios não curriculares
Realização de estágio em Empresa Júnior / Incubadora de Empresa
Participação em projetos sociais

ACP 0500 – Atividades de Extensão
Cursos a distância
Disciplinas cursadas em programas de Extensão
Outras atividades de Extensão

ACP0600 Atividades Complementares (outras)
Outras atividades, consideradas relevantes para a formação dos alunos.

 

Quadro 2: Relação de documentos comprobatórios por atividade


ATIVIDADE


DOCUMENTO COMPROBATÓRIO

Exercício de monitoria

Declaração do Professor Orientador

Participação em pesquisas e projetos institucionais

Declaração do Professor Orientador

Participação em IC

Declaração do Professor Tutor/Orientador

Participação em grupos de estudo/pesquisa sob supervisão de professor

Declaração do Professor Tutor/Orientador

Participação em congressos, seminários, conferências e palestras assistidas

Certificado de presença ou declaração do prof. responsável pelo evento

Participação em defesas de dissertações e teses

Certificado de presença ou declaração do prof. orientador da dissertação/tese

Participação em eventos, mostras, exposições assistidas

Certificado de presença

Artigos em revistas com parecerista

Artigo publicado

Artigos em revistas sem parecerista

Artigo publicado

Monografias não curriculares

Monografia produzida

Apresentação de trabalhos em eventos científicos

Trabalho apresentado

Participação em concursos, exposições e mostras

Trabalho apresentado

Realização de estágios não curriculares

Atestado de realização 

Realização de estágio em Empresa Júnior/Incubadora de Empresa

Atestado de realização 

Participação em projetos sociais

Atestado de participação

Cursos a distância

Certificado de realização

Disciplinas cursadas em programas de extensão

Certificado de realização

Outras atividades de extensão

Certificado de realização

Outras atividades consideradas relevantes

Comprovação da atividade

 

Modelo para elaboração de relatório de atividades complementares abaixo.

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