O curso de Artes Cênicas exige o cumprimento de 120 horas de Atividades Complementares. O processo de registro das Atividades Complementares é feito no sistema acadêmico PUC ONLINE. O coordenador de Atividades Complementares de Artes Cênicas emite um parecer favorável ou não acerca do pedido, considerando a relevância da atividade proposta para a formação profissional do aluno. Com a aprovação da proposta, o aluno está autorizado a realizar a Atividade e pedir seu reconhecimento, segundo os critérios definidos no Regulamento de Atividades Complementares, disponível no site do Departamento de Letras. (http://www.letras.puc-rio.br/).
Do início ao final do processo, o controle acadêmico do cumprimento dos créditos referentes às Atividades Complementares é do Coordenador do Curso de Artes Cênicas, a quem cabe, além da aprovação inicial, avaliar cada atividade realizada com o devido documento comprobatório e relatório do aluno sobre a experiência vivenciada, que devem ser entregues no prazo regulamentar. O relatório visa estimular o aluno de artes cênicas desenvolver um pensamento próprio, relacionando e articulando a atividade artística realizada com aulas, estudos, pesquisas ou interesses afins. O que se espera dos alunos é que realizem atividades artísticas diversas, para terem realmente experiências diferentes e potentes para a sua formação. Portanto, não se dará um total de créditos para uma única atividade, mesmo que ela tenha sido realizada em inúmeras horas.
CURSO |
EXIGÊNCIA DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES |
Bacharelado |
120 horas (Equivalente a 08 (oito) créditos curriculares) |
Etapas para realização e aproveitamento dos créditos
ETAPA 1: Solicitação da autorização
Para realizar a atividade, o aluno deverá solicitar autorização prévia através do sistema PUC online (http://www.puc-rio.br/ensinopesq/academicas/)
O pedido será avaliado pelo Coordenador de Atividades Complementares do Departamento, levando em conta a adequação ao nível de conhecimento do aluno e a relevância para sua formação acadêmica e profissional.
ETAPA 2: Organização de material para o aproveitamento da atividade
Após a realização da atividade, o aluno deverá produzir um relatório (modelo) e anexar material comprobatório conforme indicado no quadro 2 (abaixo). Sem esse material, será impossível realizar o aproveitamento das atividades complementares.
ETAPA 3: Análise do material pelo coordenador
Após a análise do relatório e dos comprovantes cabíveis, o Coordenador registrará no sistema a carga horária correspondente à atividade ou indicará se existe alguma exigência a ser cumprida. A carga horária atribuída pelo Coordenador obedecerá a uma escala variável até o limite daquela solicitada com a atividade realizada, atendendo a critérios de desempenho e qualidade. O coordenador pode recusar a atividade se julgar insatisfatórios a documentação e/ou o desempenho do aluno.
Os alunos deverão entregar cópias dos certificados das atividades complementares; o Coordenador poderá, contudo, solicitar os documentos originais caso julgue necessário.
É fundamental que o aluno acompanhe o andamento do processo pelo PUC online.
Observações gerais
As Atividades Complementares poderão ser realizadas a partir do primeiro semestre de matrícula no curso. As Atividades Complementares podem ser realizadas inclusive durante as férias escolares, desde que respeitado este regulamento.
As atividades complementares não estão incluídas no limite máximo de créditos que o aluno pode cursar em um semestre.
Os alunos que ingressarem por transferência ficam também sujeitos ao cumprimento da carga horária de atividades complementares, podendo solicitar à Coordenação o cômputo da carga horária atribuída pela instituição de origem, observadas as seguintes condições:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Geral do Departamento de Letras, ouvido o Coordenador de Atividades Complementares.
Coordenador de Atividades Complementares: Ana Maria Barcellos Kfouri
E-mail exclusivo para dúvidas pontuais sobre as atividades complementares de Letras: anakfouri14@gmail.com. As mensagens serão verificadas semanalmente.
Tipos de atividades complementares
As Atividades Complementares que podem ser reconhecidas para efeito de aproveitamento carga horária/ créditos, conforme Deliberação 01/2003 da Vice-Reitoria Acadêmica, são as seguintes:
ACP0100 - Atividades de iniciação à docência e à pesquisa
Exercício de monitoria
Participação em pesquisas e projetos institucionais
Participação no PET/ PIBIC/ IC
Participação em grupos de estudo/ pesquisa sob a supervisão de professores e/ ou alunos de Mestrado e/ ou Doutorado
ACP0200 – Congressos, seminários, conferências assistidos
Congressos, seminários, conferências assistidos
Defesas de tese e dissertações assistidas
Eventos, mostras, exposições assistidas
ACP0300 – Publicações
Artigos publicados em revistas com referee
Artigos publicados em revistas sem referee
Monografias não curriculares
Apresentação de trabalhos em eventos científicos
Participação em concursos, exposições e mostras
ACP0400 – Vivência profissional complementar
Realização de estágios não curriculares
Realização de estágio em Empresa Júnior / Incubadora de Empresa
Participação em projetos sociais
ACP 0500 – Atividades de Extensão
Cursos a distância
Disciplinas cursadas em programas de Extensão
Outras atividades de Extensão
ACP0600 – Atividades Complementares (outras)
Outras atividades, consideradas relevantes para a formação dos alunos.
Quadro 2: Relação de documentos comprobatórios por atividade
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Exercício de monitoria |
Declaração do Professor Orientador |
Participação em pesquisas e projetos institucionais |
Declaração do Professor Orientador |
Participação em IC |
Declaração do Professor Tutor/Orientador |
Participação em grupos de estudo/pesquisa sob supervisão de professor |
Declaração do Professor Tutor/Orientador |
Participação em congressos, seminários, conferências e palestras assistidas |
Certificado de presença ou declaração do prof. responsável pelo evento |
Participação em defesas de dissertações e teses |
Certificado de presença ou declaração do prof. orientador da dissertação/tese |
Participação em eventos, mostras, exposições assistidas |
Certificado de presença |
Artigos em revistas com parecerista |
Artigo publicado |
Artigos em revistas sem parecerista |
Artigo publicado |
Monografias não curriculares |
Monografia produzida |
Apresentação de trabalhos em eventos científicos |
Trabalho apresentado |
Participação em concursos, exposições e mostras |
Trabalho apresentado |
Realização de estágios não curriculares |
Atestado de realização |
Realização de estágio em Empresa Júnior/Incubadora de Empresa |
Atestado de realização |
Participação em projetos sociais |
Atestado de participação |
Cursos a distância |
Certificado de realização |
Disciplinas cursadas em programas de extensão |
Certificado de realização |
Outras atividades de extensão |
Certificado de realização |
Outras atividades consideradas relevantes |
Comprovação da atividade |
Modelo para elaboração de relatório de atividades complementares abaixo.
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