Pós-Graduação PPGEL

Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem

Programa com conceito 5 na avaliação de 2013 da CAPES

Sobre o Programa

O Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/PUC-Rio) iniciou suas atividades em fevereiro de 2011, em decorrência do desmembramento do antigo programa de Pós-Graduação em Letras em suas áreas de concentração – Estudos de Linguagem e Estudos Literários. A trajetória do PPGEL se origina, assim, na década de 1970, quando foram criados os cursos de Mestrado (1970) e Doutorado (1973) em Letras. Tais cursos tiveram papel relevante na consolidação da Área de Linguística e Língua Portuguesa no Brasil.

O PPGEL se distingue por propiciar uma visão abrangente da linguagem humana. Comporta diferentes abordagens teóricas e explora temas de natureza interdisciplinar relativos a significação, a relações entre linguagem, sociedade e cultura, assim como a relações entre língua/gem e cognição e entre língua/gem e tecnologia.

O corpo docente, distribuído em 4 linhas de pesquisa, tem atuação reconhecida nacional e internacionalmente, e mantém grupos de pesquisa de excelência, os quais dialogam com pesquisadores de outras instituições no âmbito de projetos interinstitucionais. O Programa oportuniza integração entre a pós-graduação e a graduação, no âmbito de projetos de pesquisa e atividades internas ao Programa. O PPGEL também recebe professores e pesquisadores em estágios de pós-doutoramento.

A estrutura curricular do PPGEL proporciona ao aluno o contato com as diferentes linhas de pesquisa do Programa, uma percepção de aspectos complementares e contrastes entre perspectivas teóricas e metodológicas, assim como o aprofundamento em tópicos específicos, oferecidos no âmbito de disciplinas de caráter avançado.

Os processos de seleção para Mestrado e Doutorado são abertos anualmente e os alunos recebem bolsas de agências de fomento (CAPES, CNPq, FAPERJ) e também de taxas escolares, com isenção de mensalidades.

O PPGEL tem como objetivos gerais:

1. formar recursos humanos para o ensino superior/pesquisa em língua/linguagem;
  2. capacitar graduados em áreas afins para pesquisa interdisciplinar com foco na linguagem;
  3. contribuir para a produção de conhecimento pertinente ao português brasileiro e ao fenômeno linguístico em geral, de qualidade reconhecida no meio científico nacional e internacional;
  4. estimular a manutenção e a criação de grupos de pesquisa de caráter inovador, em que se explorem articulações entre o estudo da língua/linguagem e outros campos do conhecimento;
  5. contribuir para a melhoria da qualidade da educação brasileira em diferentes níveis.

No que diz respeito especificamente ao Mestrado, o Programa visa a formar indivíduos:

• com formação sólida o suficiente para integrar grupos de pesquisa focados na descrição do português e/ou em temas de natureza interdisciplinar centrados na linguagem;
  • capazes de refletir sobre a linguagem de forma teoricamente embasada em sua prática profissional.

No que concerne especificamente ao Doutorado, o Programa tem como objetivos formar indivíduos capazes de:

• atuar como docentes de nível superior em disciplinas pertinentes aos Estudos da Linguagem;
  • conduzir pesquisa científica acerca da língua/linguagem de forma autônoma;
  • integrar ou instaurar grupos de pesquisa com produção de qualidade reconhecida nacional e internacionalmente;
  • perpetuar ou superar o padrão de excelência atingido pelo atual programa em suas futuras inserções acadêmicas.

Área de Concentração

O Programa tem uma única área de concentração: Estudos da Linguagem