Pós-Graduação PPGEL

Linhas de Pesquisa

1. Descrição do Português, Ensino e Tecnologia

Estudo de questões teóricas e empíricas relativas à línguas portuguesa e sua descrição. Estudo de construções lexicais no português do Brasil, na perpsectiva teórica da Linguística Cognitiva. Descrição do Português como L2 e como LE com uma base teórico-metodológica pluralista (Gramática Funcional, Pragmática, Interculturalismo). Descrição do Português com base em grandes corpora e Linguística Computacional/PLN, ambas em diáologo com o pós-estruturalismo e com uma visão wittgensteiniana da linguagem.

Docentes: Cláudia Freitas, Margarida Basílio, Rosa Marina Brito Meyer

Projetos vinculados

2. Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem

Teoria linguística e psicolinguística no estudo integrado da arquitetura da língua interna, da produção, da compreensão e da aquisição da linguagem, em processos típicos e atípicos. Processamento linguístico na leitura e na escrita. Acesso e representação lexical. Relação língua/cognição no domínio do léxico.

Docentes: Cilene Rodrigues, Erica dos Santos Rodrigues, Letícia M. Sicuro Corrêa, Margarida Basílio

Projetos vinculados

3. Linguagem, Sentido e Tradução

Investigações teóricas e empíricas sobre questões da linguagem envolvendo a significação e o sujeito, no âmbito das atividades de tradução e/ou de ensino- aprendizagem. Abordagem pluralista fundamentada na linguística, nos estudos da tradução, na filosofia, nos estudos literários e na psicanálise, em consonância com o viés epistemológico do pós-estruturalismo e perspectivas de natureza crítica e historiográfica.

Docentes: Helena Martins, Marcia A. P. Martins, Maria Paula Frota, Paulo Henriques Britto

Projetos vinculados

 

4. Discurso, vida social e práticas profissionais

A linha 4 agrega interesses no discurso, integrando abordagens ancoradas na pragmática, na sociolinguística interacional, na analise da conversa, na teoria da narrativa, na linguística sistêmico-funcional, na prática exploratória, como perspectivas teóricas de práticas na linguística aplicada. Focalizam-se questões de identidade social, relações interpessoais face a face e mediadas pela tecnologia, em diferentes contextos socioculturais e profissionais, tais como o escolar, o da saúde, o empresarial, o jurídico e o prisional, dentre outros. Exploram-se metodologias de natureza qualitativa, com entrevista de pesquisa e perspectivas etnográfica e etnometodológica, com foco na linguagem em uso e reflexão crítica como forma de transformação social.

Docentes: Adriana A. Nóbrega, Inês Kayon de Miller, Liana de Andrade Biar, Liliana Cabral Bastos, Maria das Graças Dias Pereira, Maria do Carmo Leite de Oliveira

Projetos vinculados

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.