Pós-Graduação PPGEL

Grupos de Pesquisa

Grupos de pesquisa do PPGEL por linha de pesquisa.

Linha "Descrição do Português, Ensino e Tecnologia"

Grupo de Pesquisa em Teoria Lexical e o Léxico do Português (CNPq), liderado pela Profa. Margarida Basílio. O grupo foi constituído no final dadécada de 1970 pela profa. Margarida, que tem um papel de destaque na formação de um número expressivo de pesquisadores na área deLetras/Linguística, em particular em Morfologia, os quais se encontram vinculados a vários programas de pós-graduação do país. Merece registro,nos últimos anos, a interação da profa. Margarida com pesquisadores do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português), na UFRJ, pormeio de participações de bancas de doutorado ou de mestrado orientados por ela ou pelos líderes do NEMP – professores Carlos Alexandre VictorioGonçalves e Maria Lucia Leitão de Almeida, ou por participações conjuntas em mesas-redondas e congressos.

Grupo Português como Segunda Língua para Estrangeiros (PL2E), liderado pela profa. Rosa Marina de Brito Meyer. O grupo agregapesquisadores da área de várias instituições do país, alguns dos quais egressos da PUC-Rio. Destaca-se interação entre os pesquisadores do grupoda PUC-Rio e os de outras instituições do Rio de Janeiro – como UFRJ, UERJ e UFF na promoção do Encontro de Português Língua Estrangeira doRio de Janeiro (PLE – RJ), que teve início na PUC-Rio em 2004, encontrando-se em sua 11ª edição em 2015. Esse evento vem contribuindo paradifundir pesquisas e apoiar a formação de profissionais na área de português língua estrangeira e reúne pesquisadores de diferentes instituições dopaís – e também do exterior – ampliando as discussões sobre PLE e PL2E em vertentes distintas. O evento de 2015 foi integrado ao II Congresso dePortuguês língua internacional (II CPLI), e teve como tema central a (Inter)Nacionalização do Português: contextos, contatos e práticas.

Grupo de Estudos em Linguística Computacional, Corpus e Humanidades Digitais (ComCorHd) (CNPq), liderado pela profa. Cláudia Freitas. Criado em 2015, o grupo ComCorHd tem como interesses principais (a) o desenvolvimento de recursos linguísticos para o processamento automático da linguagem(PLN), com ênfase na língua portuguesa e (b) a utilização desses recursos para a Extração de Informação a partir de textos, Estudos da Linguagem, Lexicografia Computacional, Tradução e Humanidades Digitais. Do ponto de vista linguístico, o trabalho desenvolvido dialoga com uma visão não-representacionista da linguagem (Wittgenstein, 1953), e toma como metodologia a exploração de grandes corpora. Do ponto de vista computacional, dialoga com abordagens estatísticas e de aprendizado de máquina (machine learning) e com abordagens baseadas em regras. O grupo é multidisciplinar e conta com pesquisadores e alunos da PUC-Rio, Linguateca, Universidade de Oslo e IBM Research.

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6857585702077946

 

Linha "Língua e Cognição: Representação, Processamento e Aquisição da Linguagem"

GPPAL - Grupo de Pesquisa em Processamento e Aquisição da Linguagem (GPPAL) (CNPq), sediado no LAPAL (Laboratório de Psicolinguística eAquisição da Linguagem) sob a coordenação da Profa. Letícia M. Sicuro Correa, com a participação das profas. Erica dos S. Rodrigues e CileneRodrigues. Incorpora também a Profa. Marina Augusto (UERJ), a Profa. Tatiana Bagetti (UFF- Faculdade de Fonoaudiologia) e o Prof. Renê Forster(UERJ).Distingue-se por partir de uma abordagem que integra a concepção minimalista de língua da Linguística gerativista com o estudo experimental do processamento linguístico por parte de adultos e da aquisição de língua materna (típica e no DEL -Déficit/distúrbio específico da linguagem).O grupo se reúne em seminários regulares -- os Seminários do LAPAL -- para discussão de temas de pesquisa e trabalhos em andamento, e recebe pesquisadores convidados de outras instituições, como UFRJ, UNICAMP, PUCRS, UFMG, os quais participam de bancas de mestrado e doutorado no Programa. 

http://www.lapal.letras.puc-rio.br/
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9005849320130626  

Linha "Linguagem, Sentido e Tradução"

MULTITRAD - Abordagens Multidisciplinares da Tradução (CNPq) – O grupo, atualmente liderado pelos professores Mauricio Mendonça Cardozo(UFPR) e Márcia Atálla Pietroluongo (UFRJ), foi formalizado em 2009 e remonta ao diálogo de pesquisadores de diversas instituições, reunidosoriginalmente num projeto coordenado pela Profa. Maria Paula Frota (PUC-Rio, 2006). Todos os professores da Linha Linguagem, sentido e tradução,da PUC-Rio, estão vinculados ao grupo. Também integram o grupo pesquisadores da UFPR, USP, UNICAMP, UNESP, UFJF, UFRJ, entre outros. OMultiTrad promove articulação entre Tradução e as seguintes áreas: Filosofia, História, Linguística, Psicanálise, Ética e Crítica e Teoria Literária. Entresuas atividades, destacam-se os Simpósios MultiTrad. O III Simpósio Nacional MultiTrad foi realizado na PUC-Rio, em novembro de 2014. Em 2015, odiálogo iniciado nesse simpósio resultou em um número temático do periódico “Tradução em Revista”, organizado em torno do mote “tradução emovimento”. A profa. Helena Martins (PUC-Rio) e Mauricio Mendonça Cardozo (UFPR) são os organizadores da edição e assinam também aapresentação da Revista, que está disponível, em versão on-line, no site http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/trad_em_revista.php?strSecao=input0

Linha "Discurso, Vida Social  e Práticas Profissionais"

Análise Literária e Sistêmico Funcional

O grupo de pesquisa tem como objetivo a análise de textos literários sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional, com foco em diferentes gêneros da literatura clássica e contemporânea, em língua portuguesa e língua inglesa. Baseadas em um olhar teórico-reflexivo, as pesquisas buscam contribuir para o entendimento crítico dos textos literários analisados e para uma pedagogia de ensino que proporcione o letramento literário crítico. O grupo vincula-se à linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais, do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/ PUC-Rio).

Coordenadora: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega

 

Análise Sistêmico-Funcional e Avaliatividade no Discurso/ CNPq

O grupo de pesquisa tem como objetivo a análise do discurso em contextos pedagógicos, profissionais e cotidianos, de acordo com a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional. As atividades do grupo visam o estudo do discurso em sua modalidade oral e escrita e propõem a articulação teórica e analítica da linguística sistêmico-funcional e do sistema de avaliatividade com outras áreas de pesquisa, tais como: estudos da narrativa e de identidade; análise crítica do discurso; gêneros discursivos e multimodalidade; e socioconstrução do conhecimento em ambientes pedagógicos e profissionais. O grupo vincula-se à linha de pesquisa Discurso, vida social e práticas profissionais.

Coordenadora: Adriana Nogueira Accioly Nóbrega

 

NAVIS: Narrativa e interação social

Coordenadora: Liliana Cabral Bastos vice-Coordenadora: Liana de Andrade Biar

O grupo Narrativa e Interação Social (antigo Narrativa, Identidade e Trabalho) centra sua discussão em torno de projetos que tematizam as questões da identidade e da narrativa, a partir de uma perspectiva sócio-interacional do discurso, em interface com outras abordagens discursivas e outras áreas das Ciências Humanas e Sociais. Em consonância com a área da Linguística Aplicada, as pesquisas desenvolvidas no grupo situam-se em variados contextos institucionais: escola, universidade, hospital, prisão, conselho tutelar, organizações políticas. O grupo vem apresentando, individualmente e em parceria, pesquisas em congressos nacionais e internacionais, organizando livros e publicando artigos e capítulos de livro. 

 

Linguagem, cultura e trabalho /CNPQ

O Grupo de Pesquisa Linguagem, Cultura e Trabalho, em função de interesses dos membros do grupo por temáticas e contextos mais específicos, constitui-se a partir de 2004. O foco de interesse são os contextos educacionais e de migração/ imigração, envolvendo estratégias de construção de identidades discursivas, sociais e culturais; a construção de histórias de vida (narrativa, crônica, explicação); gêneros textuais como o discurso de opinião, a entrevista sociolingüística; a construção de identidades de gênero/ sexo. O Grupo vem contando com a participação de estudantes da PUC-Rio, professores da PUC-Rio, UERJ e da UFRJ.

Blog: http://lingcult.wordpress.co

Facebook: https://www.facebook.com/pesquisa.linguagem?fref=pb&hc_location=friends_tab&pnref=friends.all

http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4324510671154933
Coordenadora: Maria das Graças Dias Pereira

 

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.