Pós-Graduação PPGEL

Bolsas de Estudo e Bolsas de Isenção de Mensalidade

Bolsas de Estudo

Bolsas da CAPES, CNPq e da FAPERJ são distribuídas no primeiro semestre do curso para os primeiros colocados no exame de seleção, em função do número de quotas disponíveis, respeitando-se os termos da Portaria CAPES/CNPq n° 01 de 15/07/2010.

A partir do segundo semestre do curso, os alunos que não foram contemplados até então podem se candidatar a bolsas das agências de fomento à pesquisa acima nomeadas, respeitando-se os termos da Portaria acima referida. A concessão de bolsas será feita em função do número de quotas disponíveis, conforme os critérios aprovados pela Comissão de Pós-Graduação do Programa.

Bolsas de Isenção de Mensalidade

Os alunos não contemplados com bolsas das agências de fomento podem pleitear bolsas da Vice-Reitoria Acadêmica da PUC-Rio. Estas cobrem as taxas escolares e isentam o aluno do pagamento das mensalidades. As solicitações são tradicionalmente atendidas no primeiro semestre do curso, ficando sua manutenção nos demais períodos sujeita ao bom desempenho acadêmico do aluno, conforme histórico escolar e parecer do orientador, caso este não venha a receber bolsa das agências de fomento. Cabe à Coordenação Central de Pós-Graduação deliberar sobre a concessão dessas bolsas aos alunos indicados pelo Programa.

Candidatos Estrangeiros

Os candidatos estrangeiros poderão candidatar-se a programas CAPES-PEC-PG Ministério das Relações Exteriores e/ou OEA, respeitando as normas e prazos das referidas agências, por meio de processo seletivo a ser informado pela Coordenação do Programa.

Os candidatos estrangeiros e brasileiros residentes no exterior e interessados em pleitear bolsas CAPES-PEC-PG devem visitar o site da CAPES

Valores das bolsas

Informações sobre os valores das mensalidades das bolsas integrais CNPq e CAPES/PROSUP estão disponíveis no endereço eletrônico: