Pós-Graduação PPGLCC

Descrição do programa

Desde a criação da Pós-Graduação em Letras no Brasil na década de 1970 – quando a PUC-Rio foi a terceira instituição a abrir um curso de Doutorado – a área de Estudos de Literatura destacou-se como um núcleo de pesquisas e de capacitação articulado às tendências que marcaram o último quartel do século XX: adotou perspectiva transdisciplinar, dialogou com as teorias e vertentes críticas emergentes e diversificou significativamente o domínio de objetos de investigação no campo das Letras. Seus docentes e titulados alcançaram amplo reconhecimento no sistema nacional de pós-graduação brasileiro e lideraram debates conceituais e metodológicos que repercutiram em todo o país. 


O novo Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio, Mestrado e Doutorado, estrutura-se a partir desta trajetória e dá amplitude às abordagens transdisciplinares, às formulações teórico-críticas radicadas na contemporaneidade e ao acolhimento, nos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos seus docentes e pós-graduandos, de uma gama diversificada de objetos e problemas de investigação, no âmbito da literatura, de outras linguagens artísticas e da cultura. 

Conceito 5 atribuído pela CAPES ao Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade desde a sua criação atesta, por um lado, o reconhecimento do caráter inovador e da perspectiva multidisciplinar de sua Proposta, que atende a demandas formativas de vários campos das Ciências Humanas, das Artes e, em especial, às demandas contemporâneas de recursos humanos nos âmbitos da cultura e da produção estética. Por outro lado, o Conceito 5 atesta o reconhecimento da alta qualificação do corpo docente que o integra. 

O ingresso no Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade se faz através de inscrição no Processo de Seleção realizado anualmente, cujas exigências são definidas através de Editais. 

Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade publica a revista Semear, da Cátedra Pe. António Vieira, com distribuição nacional e internacional, e a revista eletrônica Escrita, organizada pelos alunos de pós-graduação.

 
Objetivos 
Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, através de uma articulação hábil e consistente entre a especificidade do conhecimento produzido em cada uma de suas linhas de pesquisa e a transversalidade das perspectivas epistemológicas nucleares da área de concentração única que as reúne, tem como objetivos: 

a) oferecer ao pós-graduando uma formação multidisciplinar e em forte articulação com o conhecimento produzido pelas linhas e projetos de pesquisa, capacitando-o para a reflexão questionadora e, ao mesmo tempo, propositiva, acerca da atualidade e da tradição do campo de conhecimento em que se insere; 

b) acolher e estimular projetos de dissertação e tese inovadores, tanto no que se refere aos seus pressupostos teóricos e críticos quanto ao domínio de objetos contemplados; 

c) promover, através de disciplinas e atividades obrigatórias com conteúdos compartilhados por todas as linhas de pesquisa, oportunidades de diálogo e de trocas intelectuais, teóricas e metodológicas; 

d) promover a efetiva integração do pós-graduando nas atividades investigativas desenvolvidas pelos grupos e projetos de pesquisa do Programa, através de seminários sistemáticos sobre pesquisas em andamento; 

e) estimular a participação do pós-graduando em estudos, atividades e eventos extracurriculares, relevantes para sua formação especializada e para seu desempenho como pesquisador; 

f) capacitar o pós-graduando para docência em nível superior e para a intervenção crítica e propositiva em outros níveis do ensino ou em outros campos profissionais que tangenciam a sua formação pós-graduada. 

 

Reconhecimento do curso


Mestrado

 

 

Reconhecimento: 122ª reunião CTC-CAPES realizada de 25 a 29 de outubro de 2010. 
Avaliado com Conceito 5
Títulos atribuídos: Mestre em Letras

Doutorado

 

 

Reconhecimento: 122ª reunião CTC-CAPES realizada de 25 a 29 de outubro de 2010.
Avaliado com Conceito 5
Títulos atribuídos: Doutor em Letras

Requisitos para obtenção dos títulos de Mestre e Doutor


Mestrado

 

 

- Obter um mínimo de 24 créditos em disciplinas de pós-graduação, dentro de um programa de estudos aprovado pelo professor orientador;

- Ser aprovado em Exame de Qualificação (LET3014) até o final do 3° período letivo;

- Cumprir as atividades obrigatórias;

- Ser aprovado em Dissertação de Mestrado (LET 3011) e entregar os exemplares da Dissertação de Mestrado de acordo com o regimento interno da PUC-Rio.

Doutorado

 

 

- Obter um mínimo de 36 créditos, incluindo até 12créditos obtidos no mestrado;

- Ser aprovado em Exame de Qualificação (LET 3015) até o final do 5° período letivo;

- Cumprir as atividades obrigatórias;

- Ser aprovado em Tese de Doutorado (LET 3021) e entregar os exemplares da Tese de Doutorado de acordo com o regimento interno da PUC-Rio.


Programa com conceito 5 na avaliação de 2013 da CAPES 

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.