Pós-Graduação PPGLCC

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

Áreas de concentração e Linhas de pesquisa 
A Área de Concentração em Literatura, Cultura e Contemporaneidade define-se através da perspectiva epistemológica que entende o contemporâneo tanto na vertente teórico-crítica, considerando a literatura como objeto da cultura a ser analisado em termos estéticos e políticos, quanto na vertente que enfatiza a apreensão desses objetos no cenário da literatura e das práticas artísticas da atualidade. 

Linha de pesquisa 1: Desafios do Contemporâneo: teorias e crítica 
Entendendo o contemporâneo como perspectiva epistemológica que acentua a temporalidade na construção de conhecimento nos diversos campos disciplinares e tornando visível a sua complexidade e contingência, a Linha de Pesquisa integra investigações que lançam novos olhares teóricos acerca de origens, combinações e processos de hibridação e diversidade em produções literárias, artísticas e culturais, nas dimensões estética e política e nas opções e formas de sua construção teórica e crítica. 

Linha de pesquisa 2: Novos cenários da escrita 

A Linha de Pesquisa reúne investigações voltadas para a noção sedimentada de escrita, entendendo-a não apenas no âmbito textual, mas também nas dimensões visual, plástica, tátil e auditiva, tanto no interior de um sistema artístico, quanto de um sistema de práticas sociais específicas. Seu foco destaca experiências-limite e/ou transversais que resistem aos processos significativos instituídos, interrogando as práticas tradicionais de interpretação e de comunicação. Desse modo, essa noção de escrita vem acentuar a potência performativa da experiência estética ao privilegiar uma visão não dicotômica entre corpo e sentido, fundo e superfície, força e forma. 

Linha de pesquisa 3: Literatura, cultura e política em espaços lusófonos 
A Linha de Pesquisa reúne investigações que privilegiam o estudo transversal do espaço lusófono e de suas vertentes nacionais ou transnacionais, em suas continuidades e descontinuidades. Com ênfase nas relações entre estética e política, cultura e poder e nas figurações e reconfigurações identitárias contemporâneas, as investigações organizam-se a partir de eixos conceituais que abarcam a análise de textos literários, teóricos, ensaísticos e de intervenção, bem como de exemplares de outras linguagens canônicas ou massivas. A Linha de Pesquisa concebe a lusofonia como um campo de convergências, diferenças e de contrastes decisivos nas negociações simbólicas que o presente impõe. 

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.