Pós-Graduação PPGEL

Convênios e Parcerias

Vínculos e convênios com instituições de pesquisas internacionais:

(a) CENTRO DE LINGUISTICA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA  (Portugal)  O pesquisador João Costa do Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa tem dialogado com dois projetos de pesquisa do LAPAL: Processamento e aquisição da linguagem sob ótica minimalista: extensão e comparação de modelos, coordenado por Leticia Sicuro Correa/LAPAL/PPGEL, e Condições de interface em dependências sintáticas, coordenado por Cilene Rodrigues.  Nesse projeto, a participação do Pesquisador em questão vem sendo no sentido de colaborar na  elaboração de um conjunto de testes experimentais para verificar o status gramatical (aspectos sintáticos, semânticos, pragmáticos e morfológicos) do sujeito nulo em diferentes regiões brasileiras vis à vis Português Europeu. 

(b) ESCOLA SUPERIOR DE SAUDE DO INSTITUTO POLITECNICO DE SETUBAL (IPS - Portugal)    A pesquisadora Ana Castro da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setubal (IPS) também tem atuado junto ao Lapal, especialmente no projeto "DEL (Déficit Específico da Linguagem) e DAp (Dificuldades de Aprendizagem): pontos em comum, especificidade no DEL e bases de possíveis intervenções. Desde de 2012, essa pesquisadora, juntamente com a coordenadora Leticia Sicuro Correa/LAPAL/PPGEL tem trabalhando na adaptação do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguísticas) desenvolvido no LAPAL para Português Europeu.

(c) UNIVERSIDAD CATOLICA DE SANTA FE (Argentina)                   Convênio estabelecido por intermédio do Prof. Horácio Dotti e da Profa. Letícia Sicuro Correa com vistas a promover intercâmbio entre docentes e alunos, com estágio no LAPAL, e desenvolvimento de projeto acerca da aquisição de estruturas interrogativas QU em PB e ER à luz do modelo teórico de computação sintática em desenvolvimento no LAPAL.

(d) UNIVERSIDAD NACIONAL DEL LITORAL (Argentina). Em 2011, deu-se início à elaboração do projeto CAID (Curso de Acción para la Investigación y Desarrollo - UNL) iniciado em 2012, cujo principal objetivo é desenvolver uma versão adaptada do MABILIN (Módulos de Avaliação de Habilidades Linguística), produzido no LAPAL, para o Espanhol Rioplatense.

(e) UNIVERSIDAD DE BUENOS AIRES (Argentina). Elaboração de plano de trabalho tendo como co-responsáveis a Profa. Leticia Sicuro Correa e a Profa. Yamila Sevilla (da UBA) para convênio institucional em tramitação, o qual prevê intercâmbio de docentes e mini-curso a ser ministrado pela Profa. Letícia S. Correa

(f) DEPARTMENT OF LINGUISTICS, UNIVERSITY OF MASSACHUSETTS   (Estados Unidos)  A pesquisadora Cilene Rodrigues/LAPAL/PPGEL mantém com os pesquisadores Tom Roeper and Luis Amaral da University of Massachusetts parcerias de pesquisa referentes ao projeto  Recursão/auto-encaixamento na língua Pirahã/Mura,  coordenado pela professora em questão.

(g) DEPARTMENT OF LINGUISTICS, UNIVERSITY COLLEGE LONDON (Reino Unido)  O projeto  Morfomas nas línguas românicas: um estudo teórico-experimental sobre a interface sintaxe-morfologia , coordenado por Cilene Rodrigues/LAPAL/PPGEL, conta com a participação do professor Andrew Nevins, University College London, especialista em morfologia, análise teórica.  Esses pesquisadores têm trabalhado em conjunto no sentido de  testar experimentalmente, com uso de logatomas, o papel de traços formais na formação de paradigmas  morfológicos em diferentes línguas românicas.  

(h) UNIVERSIDADE DE SÖDERTORN (Estocolmo, Suécia)/PUC-Rio, sob o patrocínio da Fundação Linnaeus-Palme. A professora Helena F. Martins manteve, ao longo de 2012, ativa interlocução acadêmica com a professora Marcia Schuback, do Programa de Teoria Crítica da Cultura, tendo recebido convite para ministrar três palestras e participar de seminários com grupo de pesquisa, em 2013.

(i) QUEEN'S BELFAST UNIVERSITY (Reino Unido)   Em 2013, a professora Adriana Nóbrega deu continuidade ao vínculo de pesquisa  estabelecido  com a Professora Dra. Andrea Mayr (Queens´s Belfast University), que, em visita ao PPGEL em setembro  de 2013 deu seguimento à pesquisa em parceria para a análise crítica do discurso jornalístico brasileiro e britânico.

(j) STIRLING UNIVERSITY (Escócia)    Em 2013,  Adriana Nóbrega iniciou colaboração com o Prof. Dr. Vander Viana (Stirling University) para desenvolvimento de pesquisa voltada à análise de textos em língua portuguesa e inglesa, de acordo com a perspectiva sistêmico-funcional.

(k) LANCASTER UNIVERSITY (Reino Unido)   Parceria que vem desde 2001 entre a profa. Dra. Inés Miller/PPGEL e o Prof. Dick Allwright/Lancaster Univ.,  no projeto Exploratory Practice Network. Em decorrência deste convênio, no ano de 2014, o Prof. Allwright proferiu teleconferência plenária no 15º Encontro da Prática Exploratória, coordenado pela Profa. Inés Miller.

(l) UNIVERSITY OF LEEDS (Reino Unido)         Parceria iniciada em 2006 pela profa. Dra. Inés Miller/PPGEL com a Profa. Judith Hanks/Univ. of Leeds  em função do projeto Exploratory practice network. Em decorrência deste convênio, no ano de 2014, a Profa. Hanks interagiu com grupos de alunos e professores que participaram do 15º Encontro da Prática Exploratória, coordenado pela Profa. Inés Miller.

(m) CENTER FOR APPLIED LINGUISTICS, UNVERSITY OF WARWICK (Reino Unido). A professora Inés Kayon de Miller manteve, ao longo de 2014, após o Congresso IATEFL 2014, contato com o Prof. Richard Smith do Centre for Applied Linguistics, da University of Warwick. A professora Inés foi convidada a realizar, em 2015, pesquisa de Pós-Doutorado, como Visiting Fellow (Academic Visitor) desse Centro.

(n) UNIVERSITY OF COPENHAGEN (Dinamarca)     A professora Liliana Cabral Bastos é participante  do projeto Inequality, affirmative politics and identity representation in Brazil: transdiciplinary approaches, encaminhado pela Departamento de Português e Brazilian Studies da Universidade de Copenhagen (coordenação do Prof Georg Wink), aprovado Agência Dinamarquesa para Ciência.

(o) LESLEY UNIVERSITY  (Estados Unidos)     No primeiro semestre de 2014, a Profa. Liliana Cabral Bastos esteve em licença sabática, para pesquisa na Universidade de Lesley/Boston, em parceria com a Profa Branca Telles Ribeiro, docente da referida universidade. Nesse período as duas pesquisadoras deram andamento à organização de um livro (reader), que agrega 10 textos clássicos da área de estudos da narrativa, articulados na interface linguagem, cultura e sociedade. 

(p)  OSLO UNIVERSITY - Em função dos projetos Gramateca e Esqueleto: investigação sobre o léxico do corpo para a inclusão de informação semântica em corpora da língua portuguesa, a professora coordenadora Maria Claudia de Freitas/PPGEL mantém colaboração com a pesquisadora Diana Santos/Oslo Univ.

(q)  NUANCE COMMUNICATIONS: MULTINATIONAL COMPUTER SOFTWARE TECHNOLOGY CORPORATION -Desde de 2014, no âmbito do Projeto OpenWordNet-PT, a professora Maria Claudia de Freitas/PPGEL mantêm colaboração em pesquisa com Valéria Paiva, pesquisadora sênior da companhia em questão.

 

Convênios internacionais envolvendo a PUC-Rio:

- CONVÊNIO PUC/CCCI e BROWN UNIVERSITY, firmado em 1995, com o objetivo de  disponibilizar auxílio de viagem para pesquisa de alunos de pós-graduação da PUC-Rio em fase de elaboração de dissertações e teses, para uma temporada de estudos na Universidade de Brown.

- FIPSE-CAPES  Gerando Oportunidades de Liderança no Hemisfério Ocidental Globalizado firmado entre as universidades PUC-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brazil Lead), University of Texas, El Paso e Canisius College, com validade até 2014, sob a co-coordenação da Profa. Rosa Marina de B. Meyer. O projeto prevê atividades pertinentes ao ensino de português como língua estrangeira, que se integram à vertente aplicada da pesquisa em PLE da Linha 1 do PPGEL. 

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.