Pós-Graduação PPGLCC

Eventos

2016

2015

O Seminário Letras Expandidas é organizado anualmente pelo corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade da PUC-Rio.

O evento é continuação das “Jornadas de Letras”, iniciativa que vem, desde 2001, instigando, promovendo e compartilhando reflexões e debates entre os pós-graduandos do programa e pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais.

Quando, em 2011, foi concebido o atual Programa de Pós-Graduação em Literatura, Cultura e Contemporaneidade, a partir de reformulações do programa anterior, as Jornadas ganharam novo formato e novo nome: Letras Expandidas. Sua primeira edição se deu no ano de 2012 e, desde então, o seminário vem buscando não hierarquizar arte e pensamento, acolhendo trabalhos diversificados e manifestações artístico-acadêmicas.

Letras Expandidas abraça o desejo de promover aquilo que dá vida, no contemporâneo, à investigação e à reflexão intelectual e artística, e incorpora os desafios teóricos, críticos e epistemológicos expressados pelo Programa e suas linhas de pesquisa.

Ao longo dos últimos quatro anos, intelectuais, escritores e artistas de diversos campos participaram das nossas mesas de diálogo, como Roberto Corrêa dos Santos, Luiz Costa Lima, Adriana Varejão, Carlito Azevedo e Beatriz Milhazes.

  • Seminários Internacionais 

Em 2015, o Programa organizou eventos acadêmicos de repercussão nacional e internacional, dinamizando suas parcerias e intercâmbios. Destacam-se, neste aspecto, os seguintes eventos: 

- XIII Seminário Internacional de Estudos de Literatura: O Papel da Crítica na Literatura e nas Artes Contemporâneas (31 de agosto a 2 de setembro). Os organizadores Heidrun Krieger Olinto e Karl Erik Schollhammer reuniram no evento pesquisadores estrangeiros e nacionais para debater articulações criativas entre crítica, teoria e práticas literárias e artísticas hoje para um público que ultrapassou 300 participantes. Os trabalhos apresentados se encontram atualmente em fase preparatória da publicação da coletânea intitulada Literatura e artes na crítica contemporânea, com a colaboração da professora Mariana Maia Simoni do PPGLCC.  Cabe destacar que o Seminário Internacional possui uma sólida tradição, iniciada em 1999, e já gerou uma série de publicações relevantes para área, a saber: Literatura e espaços afetivos (7Letras, 2014); Cenários Contemporâneos da Escrita (7Letras, 2014); Literatura e criatividade (7Letras, 2012); Literatura e realidade(s) (7Letras, 2011); Literatura e crítica (7Letras, 2009); Literatura e memória (Edições Galo Branco, 2006); Literatura e imagem (Edições Galo Branco, 2005); Literatura e cultura (Edições Loyola/PUC-Rio, 2003); Literatura e mídia (Edições Loyola/PUC-Rio, 2002); Em torno dos estudos de literatura (Nau, 2002); Novas epistemologias – desafios para a universidade do futuro (Nau, 2000);

- 4º Seminário Letras Expandidas (11 a 16 de novembro) - uma iniciativa dos alunos do Programa, contou com 57 comunicações de pós-graduandos de diversas IES do Rio (UNIRIO, UFF, UERJ, UFRJ, UENF, PUC, Angel Viana) e de outros estados (UFJF, UPM, UFRR, UFES, UFPE, UEPG, UNICAMP, UNIFESP). O evento teve como palestrante convidada a renomada artista visual Beatriz Milhazes;  

- 7º Prêmio Paulo Britto de Prosa e Poesia (13 de novembro) - evento de integração entre alunos de graduação e de pós-graduação para debater e premiar a produção ficcional dos estudantes;

- Seminário Avançados (agosto-novembro) - ciclo de palestras organizado pelo Prof. Karl Erik Schollhammer, com a participação de professores convidados de universidades brasileiras e estrangeiras para discutir temas ligados à crítica literária no cenário contemporâneo;

- Seminário Franz Fanon Hoje (9-10 dezembro), evento que agregou pesquisadores da academia e ativistas de movimentos sociais, organizado pela Profa. Eneida Leal Cunha em uma parceria firmada entre o PPGLCC da PUC-Rio e o Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais (CEFET-RJ). 

 

2014

PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO
Rua Marquês de São Vicente, 255, Gávea
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

DEPARTAMENTO DE LETRAS
Ed. Padre Leonel Franca - 3º andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO
Todos os direitos reservados
© 2016

Selo da PUC-Rio

 

Melhor visualização: Internet Explorer 7.x, Firefox 3.x, Chrome 7.x, Safari 5.x ou versões superiores; 1024 x 768 pixels.

 


Siga-nos no Facebook
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea -
Rio de Janeiro, RJ - Brasil - 22451-900

Departamento de Letras
Ed. Padre Leonel Franca - 3o. andar
(21) 3527.1770

PUC-RIO © 1992 - 2012. Todos os direitos reservados.