Pós-Graduação PPGLCC

1956 na Literatura Brasileira - Um ano a ser relido: cinco autores na mesma pagina

"Nos dias 9 e 10/11, o Departamento de Letras viaja no tempo e resgata o Brasil da segunda metade dos anos 50. O ano de 1956 foi marcado, na política, pela aprovação da mudança da capital federal para Brasília e, na literatura, por publicações famosas de autores consagrados. Mas o que as mudanças no país e a obra de cinco autores têm em comum?

"Um ano a ser relido: cinco autores na mesma página" faz conexões entre os autores consagrados João Guimarães Rosa (Grande sertão: veredas e Corpo de Baile), João Cabral de Melo Neto Morte e vida Severina), Fernando Sabino (Encontro Marcado) e Samuel Rawet (Contos do imigrante) e Campos de Carvalho (A lua vem da Ásia), tendo como pano de fundo o processo de modernização do Brasil em 1956, ano de lançamento das obras. Durante os dois dias de evento, palestras com performances cênicas e vídeos das obras em debate, mesas redondas e exibição de filmes ilustram a discussão.

Programação:
9 de novembro - quarta feira - das 18h às 20h30

Exibição de filmes sobre Guimarães Rosa e sua obra

18h OUTRO SERTÃO
Direção: Soraia Vilela e Adriana Jacobsen (1h13min)

19h30 SUJEITO OCULTO: NA ROTA DO GRANDE SERTÃO
Direção: Silvio Tendler (26min)

20h DEBATE entre os diretores Silvio Tendler, Soraia Vilela e Suzana Macedo (PUC- Rio)
Mediadora: Marília Rothier Cardoso (Profa. PUC-Rio)

10 de novembro, - quinta-feira - 10h30 às 20h

EXPOSIÇÃO DE VÍDEOS INSPIRADOS NAS OBRAS DOS AUTORES
Mezanino do LAC

ABERTURA
10h40 INTERFERÊNCIA ARTÍSTICA
Vozes de 1956 pelo ator Isio Ghelman

11h PALESTRA COM WANDER MELO DE MIRANDA (UFMG)
Linhas de força da ficção: Brasil, 1956

13h ALMOÇO

14h30 ENCONTROS IMPREVISTOS
Uma conversa com:
Helena Martins (Profa. PUC-Rio) - Palavras catrumanas
Mauro Gaspar Filho (Editor e Tradutor) – 1956: um round Walter Campos de Carvalho x Samuel Rawet

Juva Batella (Escritor) – O realismo inclusivo de Campos de Carvalho
Stefania Rota Chiarelli (Profa. UFF) - Aproximações entre a dicção rawetiana e aquela de alguns de seus contemporâneos: por onde se insinua a prosa de Rawet

16h30 INTERVALO

17h MORTE E VIDA SEVERINA
Cenas do poema de João Cabral

17h20 PALESTRA COM ANTONIO CARLOS SECCHIN (UFRJ e Academia Brasileira de Letras)
Morte e Vida Cabralina

19h – 20h OQUETEL DE ENCERRAMENTO

ORGANIZAÇÃO: Rosana Kohl Bines, Helena Martins, Fabio Ferreira, Stefania Chiarelli e Livia Baião

ATORES: Ana Luiza Firmeza, Giulia Bertolli, Keli Freitas, Lucas César, Luiza Arraes, Marden Alves e Natalia Balbino,

VIDEOS: Adriana Frant, Bernardo Girauta, Felipe Braga, Lucas Ferraço e Mariana Kaufman."